O conhecimento é um dos ativos mais importantes e valiosos de nosso tempo. Diariamente aprendemos novos conceitos e teorias, aprimoramos nosso pensamento crítico, compreendemos e desenvolvemos novas competências – o conhecimento é o motor e a base de nosso crescimento pessoal e profissional.
Muitas empresas já compreenderam a importância do conhecimento para suas operações, mas ainda assim enfrentam dificuldades na hora de aplicar este saber na prática cotidiana dos escritórios – isto acontece porque elas ainda não perceberam o impacto positivo que a Gestão do Conhecimento pode causar em seus negócios!
Gestão do Conhecimento e a evolução do conhecimento corporativo
Até poucas décadas atrás, uma grande parte do conhecimento gerado dentro de uma empresa era proveniente de seus colaboradores – a figura do profissional visto como “memória viva” era algo comum e valorizado. Este conhecimento tácito segue sendo fundamental para a vantagem competitiva das empresas, contudo ele precisa ser ampliado. Ao documentar e tornar acessível este conhecimento, a organização pode potenciá-lo. Compartilhando com os demais colaboradores, fornecedores e clientes é possível levar a organização para um novo ciclo de geração de valor.
A gestão do conhecimento é fruto da cultura da organização e se materializa em seus processos, assim é algo com uma forte componente comportamental, os sistemas (e o LMS incluso nisto), servem para expandir o alcance destes processos. É o meio pelo qual a cultura e os processos se desenvolvem.
Assim, devemos ressaltar a importância de uma cultura de “gestão do conhecimento” e de “aprendizagem” e de como os sistemas servem de suporte. É muito comum uma empresa adquirir um LMS e uma prateleira de cursos achando que vai resolver o seu problema de treinamento, mas não funciona assim. É preciso fortalecer a cultura.
Através do trabalho de análise somos capazes de descobrir, criar, mapear, absorver, multiplicar, compartilhar e aplicar, de forma prática e efetiva, todo o conhecimento gerado e armazenado dentro do ambiente corporativo!
A importância da integração entre Gestão do Conhecimento e LMS
A maioria dos gestores compreende a importância do aprendizado contínuo para a perpetuação do conhecimento, mas nem sempre conseguem promover o aprendizado de forma efetiva, por mais que invistam em seus projetos de treinamento. Uma das principais razões para esta dificuldade reside no fato de muitos ainda enxergarem o LMS como um simples sistema de entrega de conteúdo, ao invés de o visualizarem como a poderosa plataforma de gestão que os learning management system são de fato. Para ajudar a mudar esta visão separamos 05 pontos que demonstram claramente como o LMS é fundamental para turbinar a Gestão do Conhecimento:
Criação do conhecimento: o LMS permite um alto grau de sofisticação para seus treinamentos. Através desta plataforma é possível entregar conteúdos interativos, atualizar as informações com as últimas novidades práticas e teóricas, propor atividades que ativem o engajamento e a retenção do aprendizado – todas estas interações promovem a criação e a aquisição de novas competências, fundamentais para desenvolver novos caminhos para suas equipes e para sua operação;
Organização do conhecimento: através do learning management system podemos gerenciar todos os aspectos de um projeto de treinamento: por meio de relatórios e métricas podemos organizar todas as informações técnicas que ajudarão os gestores em seus planejamentos estratégicos, por exemplo (controle de custos, revisão de investimentos, estudo sobre efetividade e afinidade, identificação de gaps de aprendizado, etc..). E também podemos organizar bibliotecas específicas para os mais diversos conteúdos, um ambiente interativo aberto a todos os profissionais, onde o aprendizado contínuo é estimulado e valorizado;
Distribuição do conhecimento: o LMS permite acesso rápido e fácil a todos os conteúdos armazenados em seu interior – da grade de cursos aos relatórios de gestão. Esta característica do LMS permite uma rápida distribuição e integração do conhecimento, potencializando a retenção do aprendizado e reforçando os objetivos do treinamento. A transparência no trato das informações é fundamental para a valorização e motivação de seus profissionais;
Aplicação do conhecimento: o conhecimento que adquirimos precisa ter um propósito para se transformar em algo de valor. O LMS é uma excelente plataforma para a realização de games e atividades interativas que podem ser utilizadas para os mais diversos fins: ampliar a retenção, melhorar o engajamento, comunicar melhores práticas, reforçar boas atitudes e comportamentos, desenvolver novas competências. Através destas atividades podemos introduzir suas equipes em uma nova cultura corporativa, onde o conhecimento adquirido é transformado em ideias e atitudes transformadoras.
Avaliação do conhecimento: um dos maiores desafios dos gestores de treinamento é medir a efetividade do que foi realizado. Um LMS oferece relatórios completos sobre o desempenho de seus alunos, mas também pode ir além, ao criar espaços para feedbacks instantâneos ou até mesmo fóruns de discussão para avaliação do treinamento. Os dados gerados e armazenados pelo LMS são de extrema importância para os gestores reavaliarem não apenas seus investimentos, mas também para aperfeiçoarem seus esforços de acordo com as necessidades da empresa e de seus profissionais.
Se a sua empresa busca por efetividade em seus treinamentos e por resultados transformadores em sua operação ela deve apostar na integração entre a Gestão do Conhecimento e as plataformas LMS: conhecimento é poder, mas apenas se ele for corretamente mapeado, multiplicado e compartilhado!
Equipe Kaptiva