A Gestão do Conhecimento é um conceito administrativo que permite a descoberta, mapeamento, criação, multiplicação e retenção do conhecimento de uma organização com eficiência, eficácia e efetividade, permitindo assim que a empresa atue em posição de vantagem competitiva em relação à sua concorrência. Ao adotar a gestão do conhecimento uma organização passa a ser capaz de investir também de forma mais assertiva, reduzindo seus custos operacionais ao mesmo tempo em que amplia seu capital intelectual.
Este conceito é extremamente relevante para a Administração e o Marketing, por exemplo, mas não se restringe a apenas uma ou outra área – as teorias e pensamentos por trás da gestão do conhecimento são importantes e geram também um grande impacto na Educação. Um treinamento de qualidade, que seja criado com base nos conceitos da gestão do conhecimento, certamente terá reflexos positivos no ambiente empresarial – por isso é importante investir no desenvolvimento e aplicação destas práticas de gestão no dia-a-dia da educação corporativa.
Para formatar um treinamento que considere a gestão do conhecimento, é preciso combinar conteúdo de qualidade, criatividade e acessibilidade, tudo em prol da transferência simples e direta do “conhecimento” – por meio de um aprendizado orgânico, somos capazes de apresentar maiores níveis engajamento, o que, por sua vez, nos leva a um maior nível de retenção. É o capital intelectual sendo alimentado, crescendo e se espalhando por toda a organização.
Para garantir isso é preciso acompanhar e investir, também, nas principais tendências, tecnologias, ferramentas e plataformas de ensino. As plataformas multimídia são fundamentais para gerar a disseminação do conteúdo e as videoaulas desempenham um papel importante no apoio ao ensino e aprendizado dos alunos – elas auxiliam a sensibilizar a atenção dos alunos para os conteúdos principais do treinamento, ao mesmo tempo em que aprimoram e aprofundam a compreensão sobre os tópicos que são apresentados.
Uma maior retenção do aprendizado está diretamente conectada a um maior engajamento dos alunos não apenas com o treinamento em si, mas também com a aplicação e vivência do aprendizado no dia-a-dia da empresa – colaboradores mais instruídos, preparados e engajados levam a um aumento sensível na qualidade dos processos e sistemas que permeiam toda a vida administrativa de uma organização, elevando as chances de melhores desempenhos comerciais.
Investir no capital humano de uma organização é investir também no desenvolvimento e continuidade de seu capital intelectual. Os ganhos nunca são individuais – colaboradores bem preparados produzem mais e com mais qualidade, além de criar, manter e disseminar conhecimento. Não existem ativos mais valiosos para uma empresa!