Garantir vantagem competitiva, hoje, significa ter uma ótima gestão com foco no cliente. A busca pela melhoria em processos gerenciais, controle de custos e a qualidade de produtos e serviços é o que vai fazer a diferença no mercado.
Então, para promover o crescimento do negócio, o indicado é contar com um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). O mais conhecido deles em todo o mundo é o ISO 9001, que pode ser implementado por qualquer empresa, independentemente de porte, número de funcionários ou faturamento.
Neste artigo, apresentaremos o que é ISO 9001, seus princípios, benefícios, e como implementá-lo.
Afinal, o que é ISO 9001?
Em 1946, em Genebra, na Suiça, surgiu a International Organization for Standardization. Seu objetivo desde o início foi desenvolver e promover normas que poderiam ser utilizadas por todos os países do mundo.
A normatização ISO 9001 foi desenvolvida no ano de 1987, quando surgiu baseada na norma britânica BS5750, bastante focada em garantir a administração da produção em si.
Faltava o foco na satisfação do cliente e a melhoria da gestão dos processos. Por isso, em 1994 a ISO 9001 foi revisada e é aplicada como é hoje desde então. Aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pela tradução da norma.
Seu principal objetivo é trazer transparência ao mercado, mostrando a clientes, fornecedores e até mesmo competidores que os produtos e serviços da empresa são desenvolvidos com base em processos rígidos e consistentes, garantindo a qualidade das entregas.
A certificação ISO 9001 pode ser atribuída a organizações públicas e privadas, e assegura, também, a utilização de uma ferramenta chamada Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action): planejar, fazer, checar e agir.
Os sete princípios da gestão de qualidade ISO 9001
A normativa traz sete princípios da gestão da qualidade, listados a seguir:
Foco no cliente: satisfazer as necessidades atuais e prever as futuras, promovendo a fidelização.
Liderança: contar com líderes que colaborem com o avanço da empresa, de fato. A companhia precisa dar condições para que executem os processos da melhor forma.
Engajamento: os funcionários sempre devem estar comprometidos a solucionar os problemas da empresa.
Abordagem de processo e sistemática para gestão: mapear oportunidades, possíveis perdas financeiras e levantar metas a serem estabelecidas.
Melhoria: implementar uma cultura de melhoria constante de processos e performance tanto individual como de times.
Tomada de decisão com base em evidência: fazer uso de indicadores de gestão, auditorias e análises para tomar decisões em prol da melhoria da oferta de produtos e serviços.
Gestão de relacionamento com fornecedores: promover o bom relacionamento com esse público proverá melhores negociações e benefícios que impactarão na qualidade das entregas ao cliente final.
Benefícios ao implementar a normativa
Além de toda a padronização de entregas e processos já mencionados neste post, uma das grandes vantagens de implementar a norma ISO 9001 na sua empresa é o reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho.
Contar com a normativa garante as melhores práticas de gestão do mercado, passando credibilidade e reforçando o relacionamento com seus clientes e fornecedores.
A lista de benefícios abaixo vai convencer você de por que é importante ter a ISO 9001 para conquistar vantagem competitiva:
- amplia as oportunidades de mercado, já que muitos fornecedores e clientes só constroem relação com companhias detentoras da norma;
- falando em fornecedores, a ISO 9001 colabora no aprimoramento dos mesmos, pois são exigidos a entregar no mesmo padrão de qualidade da sua empresa, impactando positivamente nos produtos/serviços;
- melhora a imagem da marca para todos os stakeholders;
- colabora no planejamento, padronização e definição de processos e responsabilidades de funcionários, dando agilidade ao dia a dia;
- com processos azeitados, você elimina gargalos e a redução de custos passa a ser algo natural;
- engaja os colaboradores na excelência das entregas, aprimorando questões como produtividade e até turnover.
Como ter a ISO 9001 na sua empresa
Existem órgãos certificadores especializados na implementação da normativa. Ao contratar o serviço, é feito um diagnóstico de todos os processos da empresa, criando um cronograma de atividades de sua responsabilidade. Para avançar nessa etapa, existe um forte trabalho de consultoria e treinamento.
Na sequência, é feita uma auditoria interna para entender se o sistema de gestão de qualidade foi absorvido pela empresa em todas as pontas e etapas do processo. Se tudo estiver conforme a NBR ISO 9001, a requisitante recebe o certificado.
Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo conosco!