Descubra 4 passos para se tornar uma empresa de aprendizado

O mundo do trabalho exige que as pessoas se qualifiquem cada vez mais para acompanhar o avanço rápido da tecnologia. Em contrapartida, para ser competitiva, uma empresa precisa investir na formação continuada da sua equipe. Nesse cenário, cresce a cultura do aprendizado nas organizações e a educação corporativa.

Muitas empresas vêm se transformando em learning organizations, ou seja, corporações que estimulam um ambiente favorável à expansão dos conhecimentos e habilidades de seus profissionais. O objetivo é que eles possam enfrentar os desafios que ainda irão surgir de forma criativa, proativa e assertiva.

Não se trata de oferecer apenas treinamento, como muitas organizações já fazem, mas de criar uma cultura de aprendizado organizacional, com um programa bem estruturado. O conteúdo vai além da qualificação para o trabalho em si, buscando o desenvolvimento da inteligência emocional.

Esse assunto interessou a você? Então, descubra agora quais são os quatro passos para se tornar uma empresa de aprendizado.

 

  1. Capitalize o conhecimento que já existe na empresa

Você não precisa inventar a roda. Certamente, dentro da empresa, já existem especialistas com o conhecimento a ser compartilhado. Você deve identificá-los e oferecer a eles apenas a oportunidade, ou seja, a plataforma para isso.

Estamos falando do conhecimento informal, ou mesmo formal, adquirido fora da organização por pessoas da equipe. Afinal, um bom funcionário busca meios de executar suas tarefas da melhor maneira possível.

Portanto, você pode aproveitar esse capital intelectual e estimular esses colaboradores a compartilhar o conhecimento empírico ou científico com os colegas. Em vez de investir em cursos caros de catálogos prontos, crie seu próprio conteúdo voltado para a realidade da sua empresa, com exemplos reais de situações pelas quais a equipe já passou ou poderá passar.

 

  1. Crie uma cultura de aprendizagem ativa e colaborativa

Para se tornar uma learning organization, a empresa deve estimular a cultura da aprendizagem ativa e colaborativa. Isso quer dizer que os colaboradores devem ser motivados a aprender e compartilhar o conhecimento nas relações de trabalho.

Em uma plataforma digital, por exemplo, esse engajamento se dá por mecanismos como chats e fóruns, nos quais os alunos interagem entre si e com os professores. É possível ir além e criar uma verdadeira comunidade na qual os alunos possam trocar informações independentemente do curso.

 

  1. Desenvolva as habilidades dos colaboradores com um catálogo rico e atualizado

A palavra-chave é inovação. Garanta a qualidade dos cursos que serão oferecidos aos colaboradores e mantenha-os atualizados. Isso é importante tanto para a promoção do engajamento quanto para a aplicação do conhecimento na prática.

Assuntos que envolvem tecnologia ou marketing, por exemplo, costumam receber atualizações constantes, pois as novidades nesses mercados não param de surgir. Portanto, garanta que o conteúdo dos cursos contemple novas ferramentas, tendências e outras atualizações.

Adapte-os continuamente de acordo com o mercado e o feedback dos alunos. Fique atento, também, ao que vem sendo feito pela concorrência e procure acompanhar o mesmo ritmo.

Crie uma trilha de aprendizagem, na qual o aluno possa seguir os estudos dentro da área que mais o interessa. Existem plataformas inteligentes que funcionam como a Netflix: recomendam conteúdos com base no perfil da pessoa.

 

  1. Espalhe a cultura de aprendizagem em toda a organização

A construção de uma cultura de aprendizagem implica uma mudança estrutural da empresa. É importante, para o sucesso dessa estratégia, envolver todos os setores, garantindo que todos queiram aprender e ensinar.

Divulgue os cursos internamente, envolva cada vez mais pessoas na criação de trilhas de aprendizagem, demonstre o impacto da iniciativa nos negócios e mostre que o programa funciona. Além disso, forme líderes que serão multiplicadores do conhecimento e mantenha-os engajados com recompensas e divulgação de resultados positivos.

Uma dica extra para a empresa que quer investir em educação corporativa é usar todos os recursos tecnológicos disponíveis, como: um bom LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem, na sigla em inglês), criado especialmente para a realidade do seu negócio; e-learning para agregar praticidade; e gamificação, que é uma forma de motivar os colaboradores por meio de premiações.

Lembre-se de que o aprendizado pode ocorrer naturalmente nas organizações. Contudo, quando é planejado e gerido de forma estratégica, apresenta resultados positivos para todos os envolvidos.

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 Irandy Marcos Cruz
   CEO da Kaptiva

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