Com a alta concorrência, a partir da diversificação de mercado, possuindo diversos competidores dentro do mesmo ramo, a necessidade de aumento permanente de produtividade acomete todas as empresas. Isso pode ser atingido por meio de inovações tecnologias ou até mesmo novos processos internos, no entanto, há uma opção que traz não somente este benefício, como muitos outros, a educação corporativa, capacitando os colaboradores e, desta forma, beneficiando a própria organização.
Com a aplicação de treinamentos corporativos não somente é possível criar ou transformar uma cultura interna da empresa de forma a ampliar a eficiência dos colaboradores, produtividade da empresa e aumentar os lucros dela, como também aumentar a satisfação dos funcionários e a retenção, diminuindo o nível de turnover. O investimento em pessoas muitas vezes é deixado de lado porém, deveria ser considerado como primordial para um bom funcionamento.
Independentemente de qual setor estamos falando, o treinamento de colaboradores somente tem a agregar, seja no setor de vendas, indústria ou mesmo serviços. Existem diversas formas de realizar tais capacitações, sendo presencial, à distância, treinamento on the job, entre outros. Mas afinal, como maximizar o impacto que estes programas podem vir a ter em sua empresa?
No decorrer deste artigo iremos discutir a respeito de algumas maneiras e métodos que você pode utilizar ao aplicar um treinamento corporativo em sua empresa.
Maximizando a educação corporativa de sua empresa
1 – Identificação e definição
Treinamento apenas por treinamento não soluciona nenhum problema e apenas traz mais responsabilidades para os encarregados da atividade. É necessário realizar um aprofundado estudo a respeito da empresa e seus setores, por meio de indicadores de performance e incluindo os respectivos gerentes para compreender os gargalos de cada setor e o que pode ser melhorado.
A partir disso, é possível identificar qual ou quais os temas em que a empresa e os colaboradores se beneficiarão de um treinamento corporativo, de forma a facilitar seus trabalhos, aumentar suas produtividades e entregar um resultado melhor para a empresa.
A identificação sozinha também não é a solução. É necessário definir qual o melhor tipo de treinamento que será aplicado para a empresa, podendo, inclusive, incluir mais de uma forma para setores ou assuntos diferentes.
Pode-se tratar com treinamentos presenciais, onde é necessário avaliar a disponibilidade de um espaço físico, treinadores, queda de produtividade enquanto a aula está sendo ministrada, entre outros custos ocultos, treinamentos online utilizando LMS (learning management system), com educação à distância, sendo a melhor opção para adequar os horários da empresa com os dos colaboradores, bem como aumentar a absorção de conhecimento através de diversas técnicas, treinamento on the job, com tutoriais, acompanhamentos de níveis superiores de hierarquia e outras técnicas ou até mesmo um sistema híbrido entre as opções.
2 – Execução de treinamento
A execução de tudo que foi pensado até então é tão importante quanto o planejamento. É de suma importância que a execução do treinamento seja realizada de forma amplamente integrada aos setores e atividades deles.
Explicar para os colaboradores as necessidades e benefícios pode ser a diferença que se aplica no aprendizado ou o realiza de qualquer forma apenas para cumprir com o esperado. Com a conscientização dos trabalhadores, é possível criar uma cultura de aprendizado e inovação, fazendo com que parta dos próprios a vontade e iniciativa de se capacitarem.
Divulgar os treinamentos e mostrar cases de sucesso podem ajudar na aceitação da educação corporativa. Outro ponto importante é a qualidade dos treinadores e do material sendo utilizado. Não é possível engajar participantes quando tudo parece feito de forma improvisada.
3 – Avaliação e feedback
Estas duas etapas são de interesse não somente da empresa como também dos colaboradores. É necessária uma avaliação completa após o término do treinamento, de forma a verificar o impacto que este teve nos determinados setores que o estão realizando. Clima organizacional, comportamento dos colaboradores, aumento na eficácia e eficiência, qualidade no atendimento ao cliente, satisfação dos funcionários. São diversas características e indicadores que devem ser observados para uma avaliação realista.
O feedback por parte dos colaboradores, seja através de contribuição voluntária, ou questionários anônimos (este último, mais indicado), também deve ser levado em conta. Desta forma é possível verificar como o treinamento corporativo foi aceito pelos colaboradores, podendo trazer insights excelentes para os responsáveis. Assim é possível melhorar o processo para os próximos ou até mesmo reduzir a carga, quando relevante.
4 – Cultura de inovação
A cultura de inovação nas empresas nem sempre nasce naturalmente, sendo possível instigar e criá-la dentro dos setores. Através de treinamentos, sessões de brainstorming ou até mesmo escrita criativa é possível despertar essas ideias nos colaboradores. Uma empresa inovadora não quer dizer somente ideias individuais que sejam boas, mas sim toda uma cultura organizacional. Quando é possível criar ambientes desta forma, os avanços e melhoras na produtividade e resultados das empresas é visível e impressionante.
5 – Apoio da liderança
Uma das coisas mais importantes ao aplicar um treinamento corporativo em sua empresa, é o respaldo dado pelos níveis hierárquicos superiores. Quando um funcionário de um setor percebe que seu superior não avalia o treinamento como algo relevante ou que vá trazer bons resultados, o esforço não será o mesmo do que quando o contrário for verdadeiro. É necessário que gerentes, supervisores e diretores demonstrem apoio e deem o exemplo para que o engajamento dos colaboradores cresça. Equipes bem treinadas fazem empresas de sucesso.
Agora que você já aprendeu mais sobre a aplicação de um treinamento corporativo para sua empresa, está na hora de avaliar qual a melhor opção para você. Conheça o Lumina, plataforma de LMS, que pode ajudar você e sua empresa a começar ou aprofundar uma cultura de educação corporativa em sua organização. Quer saber mais? Entre em contato conosco!