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Dinâmica de treinamento em empresas: vá além da fase de recrutamento e seleção
Os propósitos dos treinamentos corporativos são diversos, mas consideram pessoas e resultados organizacionais necessariamente. Quando o foco está nas empresas e seus resultados, a missão de quem arquiteta as formações é garantir que metas sejam atingidas. Já, o foco em pessoas existe em todo projeto, gerando além de conhecimento, credibilidade e engajamento. Assim, as dinâmicas de treinamento ganham papel ainda mais relevante.
As capacitações não precisam seguir um único modelo nem a forma mais tradicional – aquela em que os participantes são completamente passivos e a fala é unidirecional, parte apenas do instrutor.
Para inovar, é possível investir em opções síncronas e assícronas. A escolha depende do objetivo e do investimento disponível para cada treinamento. Atualmente, no mercado, existem plataformas prontas para uso e com disponibilidade de customização para realizar cursos on-line com tecnologias avançadas.
Existem algumas etapas que antecipam a definição de qual dinâmica de treinamento será a escolhida, todas elas fundamentais qualificação ideal. Veja:
- Conhecimento e/ou estudo das prioridades da empresa;
- Acompanhamento de perto e contínuo com gestores, líderes e colaboradores para detectar lacunas e necessidades;
- Definição de indicadores, ou seja: aonde se quer chegar com o treinamento?
- Considerar formatos híbridos: on-line, ao vivo e presencial.
Neste artigo, vamos explorar uma forma mais comumente relacionada à contratação de pessoas: a dinâmica em grupo . Descubra que ela tem potencial para além desse momento e aplique algumas das técnicas que vamos apresentar aqui.
Dinâmica de treinamento em grupo
A dinâmica de grupo, envolve um grupo em sua construção e, muitas vezes, é associada apenas à fase do processo seletivo. Porém, esse recurso pode ser usado para outros objetivos dentro da construção de uma qualificação .
A primeira delas, exatamente pela rigidez dos treinamentos profissionais, é oferecer uma nova opção de aprendizado, com interação contínua . Além disso, a dinâmica em grupo também traz outros benefícios:
- Um novo respiro
A dinâmica em grupo pode ser uma opção para mudar a rotina do departamento e trazer alguns elementos novos e necessários para refrescar relações.
Com ela, é possível aproximar a equipe, uma vez que as atividades são coletivas e os outros têm a chance de expor reflexões pessoais e questões que ficam em segundo plano no dia a dia. Além da importância de ser ouvido, a dinâmica pode gerar ou amplificar conexões .
- Conhecer o time a fundo
Para desenvolver uma dinâmica de grupo com foco em aprendizagem, a escuta ativa, o olhar para as necessidades das pessoas é fundamental, por isso ao longo do projeto, o facilitador, a equipe de Recursos Humanos e os demais envolvidos aprimoram seu conhecimento humano e das estratégias de negócios.
Esse olhar é importante para criar um canal mais adequado de comunicação com o colaborador, especialmente em momentos delicados, como o de um feedback, por exemplo.
- Conhecimento
A dinâmica em grupo é uma ótima estratégia para disseminar e extrair informação . As propostas de interação geram mais interesse e garantem que o conteúdo esteja sendo assimilado por todos, ao mesmo tempo. O que alinha as expectativas do time.
Aplique a dinâmica de grupo na sua empresa!
A dinâmica em grupo pode acompanhar, por exemplo, as cerimônias das metodologias ágeis. Elas são um conjunto de ações para facilitar a criação de um produto digital: é a somatória de aprendizados que empresas inovadoras implantaram para realizar entregas de qualidade em menos tempo.
O foco é o produto, mas é preciso desenvolver os colaboradores nesse processo. Seja em encontros semanais, quinzenais ou mensais, é possível reunir o time, até em núcleos de atuação menores, e cuidar do desenvolvimento de pessoas por meio da dinâmica em grupo.
Os exemplos que vamos citar podem ser utilizados em qualquer momento , não apenas em times que são gerenciados pela metodologia ágil.
1 – Conexão
Crie vínculos entre as pessoas . Para isso, pesquise o que de há de comum a todas elas: experiências de vida.
Em uma dinâmica, por exemplo, selecione 3 fotos dos participantes que estejam em redes sociais e retire a legenda. Peça para que os envolvidos contextualizem a imagem e depois o dono do perfil explica a situação do registro.
Outra atividade para aproximar: peça para que os participantes digam qual foi a última música que ouviram e que também compartilhem a canção favorita, além de explicar o motivo pela qual ela é importante.
Mais uma experiência enriquecedora para unir times: cada participante mescla em uma lista coisas inusitadas que fez e inclui coisas que também não fez. O objetivo é que descubram o que foi feito ou não pelos colaboradores do grupo.
2 – Desenvolvimento de trabalho
A sequência a uma das atividades listadas acima deve ter o propósito de estabelecer vínculo com as ações do dia a dia dos envolvidos. O time compartilha suas impressões sobre a última semana, quinzena ou mês, identificando os melhores e piores momentos, além de ações que podem ser aprimoradas – e a questão pode envolver qualquer nível da empresa: gestão, ferramentas, espaço físico, o que estiver beneficiando ou prejudicando a entrega.
No fim do encontro, as ações que precisam de acompanhamento serão delegadas a pessoas do time, elas devem encontrar formas de solucionar as questões e dar o status na reunião seguinte.
3 – Gamificação
Seja no modo on-line ou off-line: você pode atribuir um caráter ainda mais envolvente à dinâmica de grupo. Com a gamificação, é possível levar para a interação algumas características dos jogos e gerar mais interesse . Mas não pense que é uma brincadeira, na verdade, está muito longe disso.
Crie um desafio que precise ser resolvido em grupo, inclua também um ranking e uma recompensa. Esses são os elementos básicos da gamificação e você pode torná-los parte de um treinamento com foco em técnicas e competências. Basta ter ao lado profissionais para ajudar você.
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