Nos dias de hoje, pela velocidade com que tudo vem mudando o tempo todo, colocar a mudança em prática é mais que uma opção: é uma necessidade. São as mudanças que mantêm os processos atualizados, preparam a empresa para se manter competitiva no mercado e impulsionam os negócios, especialmente em tempos de crise, como a que vivemos atualmente.
Mas você sabe por onde começar? Seja qual for sua resposta, podemos oferecer insights que ajudam sua empresa a gerir com sucesso esse caminho. Acompanhe!
O que é gestão de mudanças
Imagine que você está querendo mudar de casa. Para isso, você precisará organizar cada etapa: para onde mudar, quem fará a mudança, quando, o que será levado ou não. A gestão de mudanças na empresa segue os mesmos princípios. A partir de um conjunto de ações, estratégias e ferramentas, você irá capacitar os recursos humanos da sua empresa a se adaptar da melhor forma às mudanças que serão implementadas.
Por que a gestão de mudanças é tão importante para sua empresa
Toda empresa que pretende manter ou aumentar sua competitividade deve estar preparada para mudar, independentemente do seu porte ou do seu tipo de atuação. É a mudança que permite incorporar avanços tecnológicos ao dia a dia, enfrentar a concorrência e/ou acompanhar as tendências do setor, por exemplo.
A gestão dessa mudança, por sua vez, capacita o ambiente organizacional a absorver sem traumas a evolução dos processos e/ou a adoção de novas ferramentas.
Os 4 estágios da curva da mudança
Todos passamos por curvas de mudança quando somos pegos de surpresa por um fato. Por quê? Precisamos gerenciar nossas emoções para aprender a lidar com a mudança e suas consequências. Numa empresa, não é diferente. Os estágios que formam a curva para implementar um processo de mudança são quatro, cada um representado por novos ciclos que deverão ser superados até alcançar a estabilidade.
1 – Status quo: é o momento que antecede a mudança, em que todos estão “confortáveis”, totalmente adaptados à rotina de trabalho no dia a dia. Mas quando um fato novo aparece exigindo mudança, é comum muitos ficarem apreensivos e terem medo de não serem capazes de acompanhá-la.
2 – Disrupção: neste estágio, a mudança já ocorreu e, em sua esteira, vêm as necessidades de que novas decisões sejam tomadas e um novo projeto seja colocado em prática.
3 – Exploração: é uma etapa decisiva. Nela, a resistência ao que foi mudado já diminuiu e os stakeholders começam a ter interesse em saber tudo o que está envolvido na inovação.
4 – Reconstrução: é a fase de consolidação do projeto. A mudança evoluiu e seus primeiros resultados positivos são percebidos por todos, trazendo benefícios reais e contínuos à empresa e seus colaboradores.
6 passos para implantar a gestão de mudanças
Passo 1 – Saber claramente o que precisa ser mudado, por que e quais objetivos tem em vista
O primeiro passo de uma mudança bem-sucedida é definir quais objetivos você quer conquistar e, a partir daí, planejar detalhadamente cada passo do processo para alcançá-los e alinhá-los às metas de desempenho.
Isso não só permitirá que sua empresa trilhe o melhor caminho do ponto de vista estratégico, financeiro e ético, como também poderá ajudá-lo a avaliar quanto esforço e investimento serão necessários.
Passo 2 – Avaliar quais serão os impactos da mudança e quem será afetado por ela
Neste momento, você já definiu o que precisa ser mudado na empresa e o que espera obter com as mudanças. Chegou a hora, então, de pormenorizar quais impactos essas mudanças poderão trazer para cada nível organizacional.
Ao visualizar o processo e suas consequências como um todo, você poderá quantificar os impactos da mudança em cada setor e como se desdobram por toda a estrutura organizacional, em um efeito dominó. E, principalmente, terá claro que medidas serão necessárias tomar para garantir que sua equipe conte com suporte adequado e passe pelas mudanças da forma mais tranquila possível.
Passo 3 – Comunicação: um fator-chave para o sucesso
Um passo importantíssimo da gestão é deixar muito claro para toda a equipe qual papel cada um irá desempenhar nas mudanças que estão por vir.
Para isso, a comunicação interna transparente e didática — indicando quais são as mudanças, por que estão acontecendo ou quem será afetado, por exemplo — será fundamental. Do contrário, você terá colaboradores confusos e pouco propensos a aderir, o que compromete todo o processo.
Veja alguns dos tópicos que sua estratégia de comunicação pode incluir:
- Um cronograma com os prazos para a comunicação da mudança por áreas.
- Qual linguagem será mais apropriada para divulgar as mudanças.
- Quais canais de comunicação serão utilizados.
- As mídias mais eficazes para atingir os colaboradores.
Passo 4 – Dê prioridade ao treinamento
Uma vez que os colaboradores estejam cientes das mudanças, terá chegado o momento de oferecer treinamento para que possam adquirir as habilidades e os conhecimentos que os levarão a atuar de maneira eficaz.
Módulos online ou presenciais de aprendizagem, palestras, minicursos, material motivacional, oficinas, todos são recursos válidos para o treinamento. Claro que a escolha deverá ser feita de acordo com a mudança em curso.
Passo 5 – Ofereça suporte em todos os momentos
As dúvidas surgirão naturalmente à medida que a mudança for sendo implementada e, nesses momentos, sua equipe precisa se sentir amparada. Assim, garanta que sua estratégia de gestão de mudanças inclua uma sólida estrutura de suporte.
A política de portas abertas com a gerência também deve ser levada em consideração. A insegurança que as mudanças acarretam pode ser neutralizada por uma boa conversa. Então, lembre-se de orientar os gestores a deixar bem à vontade quem os procura com dúvidas ou angústias relacionadas a essa fase de transição.
Passo 6 – Avalie continuamente o processo de mudança
É muito importante acompanhar o impacto das mudanças para saber o que está funcionando, o que pode ser melhorado e o que precisa ser revisto. Isso poderá garantir que, ao final, sua empresa alcance todos os objetivos envolvidos.
Agora que você já sabe a importância da gestão da mudança organizacional, conte com os especialistas da Kaptiva para usá-la a favor da sua empresa.