Skip to content
Kaptiva
  • a kaptiva
  • soluções
    • Jornada de Aprendizagem
    • plataformas LMS
    • Moodle Partner
    • conteúdo digital
    • suporte e performance
  • cases
  • blog
  • e-books
  • webinars
  • todaprova
  • contato

Quando você deve começar a investir em um treinamento corporativo EAD? Descubra aqui!

Desenvolvimento Educação Corporativa RH Treinamento e Desenvolvimento

Atualmente, muitas empresas já reconhecem a importância dos treinamentos corporativos para capacitar suas equipes. E com o desenvolvimento da tecnologia aplicada ao meio empresarial, a metodologia EAD tem ganhado cada vez mais destaque entre as soluções adotadas pelo departamento de RH.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você conheça mais sobre o EAD e as vantagens de investir em um treinamento a distância, além de descobrir qual é o momento ideal para apostar nesse recurso.

Boa leitura!

O que é a EAD?

EAD nada mais é do que a sigla utilizada para descrever um sistema de “educação a distância”. Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, a metodologia não está restrita ao meio acadêmico, podendo ser aplicada com sucesso nas atividades corporativas.

Enquanto os treinamentos presenciais exigem uma infraestrutura e logística para reunir todos os profissionais em um único local, o formato a distância permite uma maior flexibilidade, reduzindo custos operacionais e aumentando a eficiência dos processos de capacitação.

Inclusive, com as medidas de isolamento social adotadas por muitas empresas desde 2020, todas as ferramentas que possibilitam a realização de determinadas tarefas a distância se tornaram bastante populares e vem evoluindo cada vez mais.

A gestão do treinamento na estratégia corporativa

Quais os benefícios da EAD para os treinamentos corporativos?

Os recursos tecnológicos chegaram para agilizar diversos aspectos da nossa rotina, trazendo ótimos ganhos em praticidade e dinamismo. E, neste tópico, vamos listar algumas das vantagens que a EAD pode trazer para o campo da educação corporativa.

Flexibilidade de acesso aos conteúdos

Provavelmente, esse é um dos aspectos mais atrativos da metodologia EAD. Uma vez que os conteúdos e atividades estão disponíveis em uma plataforma on-line, os usuários podem acessá-los a qualquer momento e de onde estiverem.

Essa característica promove uma autonomia no processo de aprendizagem e gera resultados altamente positivos.

Excelente custo-benefício

Como apontamos anteriormente, o formato on-line elimina muitas das preocupações que o RH tinha ao promover eventos presenciais.

As despesas com a locação de espaços, equipamentos, deslocamento e hospedagem de palestrantes, por exemplo, saem de cena para dar lugar à praticidade de uma única plataforma virtual que pode armazenar todos os conteúdos necessários, além de possibilitar a interação entre os participantes em diferentes localidades.

Formatos diferenciados de aprendizagem

Outra excelente vantagem da EAD é a diversidade de recursos e plataformas disponíveis — você pode escolher qual das soluções é a mais adequada ao perfil das suas equipes e aos objetivos do seu treinamento.

Entre os formatos mais populares, podemos destacar as videoaulas, os chats e fóruns, as conferências em vídeo ou em áudio, além das ferramentas de micro aprendizagem e gamificação.

Maior engajamento dos participantes

A possibilidade de personalização das tecnologias para atender às necessidades mais pontuais da sua empresa aumenta o interesse dos participantes, que passam a enxergar uma aplicação prática para os conhecimentos aprendidos.

Dessa forma, todos se sentem mais dispostos a se envolver nas atividades propostas, assegurando excelentes níveis de engajamento.

Mensuração dos resultados mais fácil e prática

Por fim, os níveis de participação de cada colaborador podem ser avaliados por meio do volume de acessos à plataforma, contabilização das atividades realizadas e interações dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Dependendo da tecnologia adotada, é possível gerar relatórios quantitativos e qualitativos que vão ajudar os profissionais de RH a avaliar os pontos positivos e os aspectos do treinamento que ainda precisam de melhorias.

Qual é o momento ideal para adotar um treinamento EAD?

Nós sabemos que muitas companhias só investem na capacitação dos colaboradores quando identificam problemas graves e adotam os treinamentos como último recurso para reverter essa situação negativa.

Por outro lado, também sabemos que o processo de aprendizagem deve ser recorrente para manter a motivação e aumentar a integração entre as equipes.

E levando em conta todos os benefícios que apresentamos no tópico anterior, qualquer ocasião pode ser a ideal para adotar um treinamento corporativo, principalmente se levarmos em consideração toda a praticidade da EAD.

Mas, se você ainda está em dúvida que implementar um projeto de educação corporativa para seus negócios é uma boa ideia, aproveite para conhecer as soluções da Kaptiva!

Somos especialistas em oferecer experiências de aprendizagem digital com ferramentas EAD que vão empoderar suas equipes de uma forma dinâmica e interativa. 

Entre em contato com nossos profissionais e saiba mais!


Artigos Relacionados

  • programas de liderança
    Programas de liderança
  • crescimento empresarial
    Por que o LMS é essencial para o crescimento empresarial?
  • tendências em treinamento corporativo
    Quais as últimas tendências e inovações em educação corporativa?
  • EdTechs
    Como as EdTechs estão transformando o treinamento?

Navegação de Post

Guia completo da cultura organizacional
Métricas de treinamento corporativo: a melhor forma de medir a eficácia do e-learning

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proudly powered by WordPress | Theme: Airi by aThemes.

Cuidado com Golpes!

A Kaptiva informa que não realiza vendas de cursos diretamente para pessoa física e também não comercializa seus produtos por meio de parceiros. Nossos serviços são disponibilizados exclusivamente para empresas contratantes.