Há bastante tempo, as empresas investem na aprendizagem profissional de seus colaboradores, entretanto, nos últimos anos aprender novas habilidades deixou de ser um diferencial e passou a ser tratado como uma necessidade nas empresas.
Além do mais, o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas na área da comunicação corporativa, contribuem positivamente para o aprendizado contínuo e permitem que os funcionários se sintam mais engajados, competitivos, prontos para executar suas funções e até mesmo, crescerem profissionalmente.
Se engana quem acredita que a aprendizagem continuada tem a ver com o cargo, plano de carreira, ou ainda, com o porte da organização. Ela é para todos! Você sabia que o aprendizado contínuo pode impactar melhores resultados em treinamentos?
Continue lendo para aprender a colocar em prática na sua empresa.
O que é a aprendizagem contínua?
Nós temos a capacidade de continuar aprendendo, independente da idade que temos. É o que a ciência chama de “lifelong learning”, em tradução livre, “aprendizado ao longo da vida”. Esse conceito sustenta que os estudos devem sempre fazer parte da nossa rotina e não somente no período da educação básica, ou ainda, na graduação.
Assim como somos capazes de continuar aprendendo, quando não exercitamos esquecemos. A curva do esquecimento, pressupõe o declínio da memória com o tempo.
Por exemplo, após 7 dias de contato com o conteúdo, os funcionários retém 10% do que aprenderam durante o treinamento. Sendo assim, os treinamentos corporativos se tornam uma peça chave para o crescimento ocupacional, em todas as esferas de trabalho.
Os programas de treinamentos precisam ser projetados para possibilitar o aprendizado contínuo, reforçando informações fundamentais em pílulas de conteúdo para que o máximo de conhecimento seja absorvido. Conteúdos pequenos e de fácil interpretação auxiliam na cultura de aprendizado autônomo.
Segundo um estudo da CareerBuilder, 77% dos empregadores consideram as soft skills tão importantes quanto o conhecimento técnico. Com o aprendizado contínuo disponível em qualquer hora e lugar, através de sistemas como mobile learning, gamificação, questões, vídeos e outras ferramentas que utilizem a tecnologia e inovação para conectar o funcionário ao conhecimento.
Como oferecer experiências de aprendizagem contínua para os colaboradores?
Todos nós estamos altamente conectados, às redes sociais, streaming, aulas online e muito mais. Então, por que não levar a tecnologia para os treinamentos corporativos?
O treinamento tradicional funcionou muito bem até agora, entretanto, com a chegada das gerações nativas digitais ao mercado de trabalho é importante utilizar este benefício para oferecer melhores treinamentos.
Com isso, é possível aprender em qualquer hora e lugar, sem a necessidade de reunir todos os colaboradores em um espaço definido, com horas a cumprir, a flexibilidade traz consigo a vantagem de seguir o seu próprio ritmo.
Por exemplo, os funcionários podem aprender enquanto se deslocam de um local para o outro, ou ainda, em caso de equipes que trabalham externamente, conseguem ter acesso ao mesmo conteúdo a partir da conexão com a internet.
Os treinamentos podem ter uma duração curta de 3 a 7 dias, porém, é importante abastecer os funcionários com materiais adicionais para impedir a curva do esquecimento. Quanto mais acesso às informações o seu time tiver, mais estarão preparados.
Quais são as ferramentas que podem trazer melhores resultados para os treinamentos?
A grande questão após a aplicação de um treinamento é garantir bons resultados, seguindo o aprendizado contínuo é possível impedir a curva do esquecimento e melhorar os resultados.
- Oferece conteúdo multiplataforma;
- Conectividade em tempo real para tirar dúvidas;
- Mantenha o acesso ao conteúdo longo por um período maior para garantir que todos os funcionários, após a conclusão, poderão revisitar o material e tirar dúvidas adicionais.
Mas, quais são as ferramentas que podem garantir melhores resultados?
Vídeos: as pílulas de conteúdo podem ser aplicadas por meio dos vídeos curtos, entre 3 a 5 minutos, focados em um único assunto. Esses vídeos podem contar com infográficos, gráficos em movimento, histórias sobre o assunto, curiosidades e muito mais.
Atividades de aprendizado: O material tradicional não deve ser totalmente descartado, textos são muito importantes na construção do conhecimento, por isso, prepare artigos, pesquisas e atividades que possam ser lidas em PDF. É possível adicionar palavras-cruzadas, quebra-cabeças, completar a frase e entre outros. Esses artifícios tornam o treinamento mais interessante.
Gamificação: todos nós amamos jogos, entretanto, neste caso eles possuem um cunho de aprendizado contínuo. Ou seja, vão utilizar narrativas que contribuam com o conteúdo adquirido no treinamento, impedindo a curva do esquecimento.
Essas práticas são recomendadas e vão garantir que a jornada de aprendizagem dos colaboradores seja mais interessante e proveitosa. Para garantir a melhor retenção das informações, mais qualidade de treinamento e até mesmo elevar a motivação dos colaboradores, o aprendizado contínuo é o caminho.
Somos especialistas em educação corporativa, temos sistemas de aprendizado contínuo que fortalecem a cultura, trazem motivação e melhoram os resultados de treinamentos da sua empresa.
Converse com a nossa equipe para implementar as melhores ferramentas na educação a distância dos seus colaboradores!
A Kaptiva oferece soluções híbridas e completas para Educação Corporativa.