O departamento de recursos humanos tem investido cada vez mais em processos que não exijam a mão de obra humana na mediação do conteúdo. Com a pandemia de Covid-19, o processo de transformação digital teve uma aceleração significativa, devido ao isolamento social global, o que fez os treinamentos serem mais curtos e assertivos.
Segundo o relatório do Word Economic Forum, a partir de 2022, a transformação digital vai ditar as habilidades e competências exigidas, deixando de lado a escrita, a boa comunicação e exigindo que os funcionários tenham pensamentos críticos e inteligência emocional.
Quer saber como a educação a distância pode impactar positivamente a sua empresa? Continue a leitura!
Educação na era Digital
O setor de tecnologia e inovação trouxe novos formatos para a educação, inclusive, transformando o ensino presencial em híbrido. As plataformas de aprendizagem e as ferramentas via internet possibilitaram a criação de estratégias eficientes, que promovem o engajamento do time e impactam na motivação do dia a dia.
Na área de treinamento e desenvolvimento (T&D) as soluções micro learning, mobile learning e trilhas de aprendizagem tornaram o conteúdo dinâmico e de fácil acesso.
Por exemplo, sabemos que 79% da população brasileira tem acesso a um telefone celular com internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o que significa que é uma oportunidade de levar o ensino a mais colaboradores, em qualquer hora e lugar.
Outro ponto demonstra que a educação digital é o futuro, segundo o relatório do Word Economic Forum, 54% dos profissionais vão precisar aprender novas habilidades até 2022, ou seja, em poucos meses. Entre as competências que vão ser mais requisitadas a partir do próximo ano, estão:
- Pensamento analítico;
- Aprendizagem ativa;
- Resolução de problemas;
- Espírito de liderança;
- Inteligência emocional.
Estas cinco habilidades vão ser cada vez mais pedida para os novos profissionais, enquanto algumas bem conhecidas deixam de ser exigidas, como, por exemplo: coordenação e gestão de tempo, gestão pessoal e oratória.
Que vantagens vieram com a transformação digital na educação corporativa?
A cultura de aprendizagem tem se transformado na era digital, porém ela traz consigo vantagens expressivas para a educação corporativa, que vão de orientação e análise de dados até mesmo a quinta revolução industrial.
Educação orientada
A partir dos dados obtidos com as plataformas de ensino, conseguimos desenvolver um conteúdo direcionado para o colaborador, algo que atende suas principais dúvidas e auxilia nas dificuldades. Com o auxílio da tecnologia é possível criar um conteúdo personalizado, que será rastreado pelo sistema de aprendizagem e vai direcioná-lo para o caminho certo.
Aprendizagem híbrida
O cenário pós pandemia ganha contornos cada vez mais claros. O ensino híbrido que foi usado largamente em 2020, devido à necessidade de conexão vai receber novos contornos e ferramentas que proporcionem que as pessoas usufruam melhor da modalidade.
Entre elas, a metodologia visará processos mais ativos na participação do colaborador, impedindo que ele seja somente um agente passivo no processo de aprendizagem.
Ensino a distância
A partir dos anos 90, o ensino a distância ganhou espaço nas instituições brasileiras e com o tempo também se tornou parte do mundo dos negócios. Entre as principais vantagens dessa modalidade está o rompimento do campus físico para aprender, ou seja, não é necessária uma grande estrutura para começar, ainda que seja preciso o investimento em dispositivos e tecnologia de ponta.
Educação 5.0
O mundo passou por quatro grandes revoluções, em 1780, conhecemos a produção industrial e as máquinas a vapor, cem anos depois, a produção em larga escala e as linhas de produção. Já em 1970, conhecemos os computadores e hoje vivenciamos a quarta revolução, a era da conectividade, análise de dados e inteligência artificial.
Porém, já estamos mirando no futuro. A indústria 5.0 visa a cooperação entre homem e máquina. Neste ponto, os currículos escolares e profissionais vão ganhar mais autonomia no ensino, expansão da criatividade e desenvolvimento de habilidades técnicas sem deixar de lado a inteligência emocional.
O futuro “phygital”, aquele que engloba o ambiente online e físico nas empresas, já é uma realidade e a educação é um dos setores que mais recebeu dispositivos para que possamos acompanhar as necessidades que o pós pandemia trouxe consigo.
Somos especialistas em educação corporativa e acreditamos que a construção do conhecimento é algo vivo, por isso, temos as melhores ferramentas para atender a sua empresa.
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais.
A Kaptiva oferece soluções híbridas e completas para Educação Corporativa.