A constante mudança no mercado de trabalho tem feito com que a alta rotatividade se torne realidade de muitas empresas brasileiras, segundo pesquisa americana o país tem um turnover que chega a 82%, o dobro na média global.
Para reduzir os índices, é necessário desenvolver estratégias de treinamento, melhorar a qualidade dos processos seletivos e motivar os funcionários a vestirem a camisa da empresa, mas em um mercado competitivo, como fazer isso?
Continue lendo para saber mais!
O que é turnover?
O turnover é o cálculo que as empresas fazem para mensurar a rotatividade de funcionários, tanto de forma macro, analisando o número de admissões e demissões em toda a organização, ou em um setor específico.
É normal que as empresas tenham rotatividade de colaboradores, ela pode acontecer por inúmeros fatores, sendo os mais comuns: alta competitividade no mercado, questões pessoais do funcionário, mudança de cidade ou distância, ou ainda, a organização não consegue reter bons talentos.
Em todos os casos, é preciso saber calcular o turnover e descobrir se ela está acima da média para a sua empresa.
Como avaliar o turnover?
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Robert Ralph, com mais de 1700 diretores de RH, o indicador global de turnover gira em torno de 38%, enquanto o Brasil registra 82%, os dados foram compartilhados no fim de 2021.
Para avaliar se a sua empresa está na média global, você pode:
1 – Calcular o turnover de funcionários desligados: para compreender a situação da empresa, o gestor de recursos humanos pode contabilizar o número total de desligamentos em cada ano e verificar que o total tem se mantido estável ou aumentado.
2 – Calcular o número de colaboradores que pedem demissão: verificar o número de colaboradores que pediram demissão em cada ano, se possível também conferir quais são os motivos mais frequentes.
3 – Calcular o turnover de admissão: neste cálculo, o RH vai utilizar a fórmula de notar quantos funcionários foram contratados recentemente, e verificar a quantidade de desligamentos com até seis meses.
5 maneiras de evitar o turnover na sua empresa!
A competitividade no mercado tem contribuído para que as empresas tenham um índice de rotatividade cada vez mais alto, por isso, é importante encontrar maneiras de evitar o turnover e reter os talentos que se encontram na organização.
Processo seletivo
Contratar funcionários qualificados é uma parte fundamental do processo. Para que isso seja possível, a empresa deve ter um processo baseado em conhecer a fundo o candidato e testar suas habilidades.
A seleção deve acontecer de forma rápida, para isso existem ferramentas que avaliam o desafio e filtram os melhores candidatos, otimizando o tempo do gestor e do próprio candidato.
Plano de carreira
Oferecer uma oportunidade de crescimento pode ser a chave para reduzir o turnover. Os funcionários desejam fazer parte das instituições, e vestem melhor a camisa quando sabem que tem possibilidade de crescerem como líderes, supervisores, gestores e afins.
Devolutivas
O feedback construtivo é fundamental, eles permitem que o colaborador saiba seus pontos fortes e fracos, conseguindo assim solucionar possíveis dificuldades do dia a dia com a ajuda do gestor.
Essa atitude demonstra que a empresa tem respeito e se interessa pelo desempenho do funcionário. Isso pode reduzir a ansiedade e contribuir para melhores resultados por parte do funcionário.
Benefícios
Sem dúvida alguma, oferecer um salário competitivo com o mercado contribui com a motivação diária do funcionário. Entretanto, temos visto que é preciso investir em benefícios que vão além do monetário, hoje em dia, notamos que empresas que possuem parceria com instituições educacionais que oferecem descontos chama a atenção dos funcionários.
Outro ponto é a flexibilização de horário, premiações que envolvam dias de folga e outros benefícios também fazem parte do pacote.
Treinamento de colaboradores
Por fim, funcionários bem treinados são mais motivados e pensam menos em trocar de emprego. Investir em treinamentos técnicos e comportamentais com objetivo de desenvolver novas habilidades é uma opção vantajosa para a empresa, pois terá uma qualidade melhor nos processos e para o colaborador, que ganhará mais conhecimento.
Para reduzir o turnover, a empresa precisa mapear o comportamento dos funcionários e entender os motivos que levam a alta rotatividade, se é salário, falta de motivação, treinamento ou ainda problemas pessoais. Com as 5 dicas que comentamos aqui, a sua empresa já tem grandes chances de reduzir a rotatividade.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso blog, aqui você sempre vai encontrar novidades e dicas para a sua empresa!