Inovação
Alunos desenvolvem plataforma para ajudar comerciantes durante pandemia
O projeto vencedor do desafio “Hackorona: hackeando a crise, salvando negócios”, promovido pela Agência Inova IFSP, está sendo sendo melhorado com o apoio da Kaptiva.
"Está sendo uma experiência incrível, a chance de ajudar as pessoas é muito especial."
Alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de São Paulo (Câmpus São Carlos), Giovanna Pazello, Lucas Ceoni e Vitor Pastore encontraram uma oportunidade de ajudar o comércio local por meio de uma plataforma que promove o encontro entre os lojistas e seus clientes. “Com o apoio do professor Rodrigo Ramos, colocamos a plataforma em funcionamento o mais rápido possível, pois nosso objetivo primeiro era ajudar a sociedade, não apenas competir”, explica André.
O grupo desenvolveu uma plataforma para competir no 4º Desafio de Inovação da Inova IFSP, que neste ano trouxe um hackathon virtual com o tema “Hackorona: hackeando a crise, salvando negócios”.
Com 142 estabelecimentos já cadastrados em 14 setores de serviços da cidade de São Carlos, a plataforma permite que o lojista divulgue a melhor forma de contato do seu negócio, oferecendo a aproximação de antigos e novos clientes com o serviço que procura.
A plataforma oferece ainda informações sobre a COVID-19 e a possibilidade de iniciar contato via WhatsApp ou ligação telefônica com os negócios. Espera-se que o número de negócios cadastrados chegue a 200.
“Diante dessa pandemia, eu queria fazer alguma diferença, trazer algo positivo à sociedade dentro da carreira que quero seguir”, conta Giovanna Pazello, aluna do primeiro semestre, que montou a equipe, sob orientação do professor André Ditomaso.
“Estudamos a plataforma proposta pelo orientador, instalamos o servidor, apresentamos a usar todas as funcionalidades, estávamos bem focados, com muitas expectativas, mas, ainda assim, os desdobramentos do trabalho estão nos surpreendendo”, comemora a aluna.
"Tanto o resultado do Hackorona quanto o reação positiva das pessoas nos deixaram ainda mais empolgados para atualizar e melhorar o site."
Para o desenvolvimento da solução, os alunos da equipe vencedora do Desafio receberão bolsa de R$ 2.800 cada um, divididos em sete parcelas mensais, e R$ 750 mensais pelo mesmo período para o servidor orientador da equipe, apoio com mentoria pela Kaptiva, apoio para melhorar o design da solução e mentoria da Inova, que buscará também outros parceiros e auxiliará na propagação da solução.
A plataforma desenvolvida pelos alunos pode ser encontrada por meio do link abaixo:
consulte-nos antes de
iniciar seu projeto
Está procurando uma solução para capacitar ainda mais sua equipe? Entre em contato conosco através do formulário abaixo que entraremos em contato o mais rápido possível.