Animações, videoaulas ou vídeos interativos? Como escolher a melhor opção para o seu treinamento

Um estudo recente divulgado pelo YouTube indica que a quantidade média de horas semanais que os brasileiros passam assistindo aos vídeos da plataforma é de 15,4 horas, representando um crescimento de 90% nos últimos três anos.

Os vídeos e as interações que acontecem nas redes sociais estão no centro das atenções de todos nós, independente do conteúdo que procuramos – a linguagem, o formato, a união entre estímulos audiovisuais e interações sociais, tudo isso potencializa os efeitos do vídeo sobre como consumimos e compreendemos os conteúdos apresentados através desta mídia.

Esse cenário demonstra a importância da tecnologia para os treinamentos corporativos e deixa claro o quanto os vídeos são relevantes no momento de estruturar as estratégias instrucionais e na conquista dos objetivos de aprendizado.

Produzir com qualidade é fundamental!

Algumas vezes nos deparamos com aulas maçantes, sonolentas, chatas. Isso pode ter ocorrido por cansaço e talvez pela densidade do conteúdo apresentado.  Por isso, mais do que dominar o conteúdo, é preciso gerar empatia com o seu público: evite falar muito baixo e devagar, “dando voltas” no tema, ou falar rápido demais para não prejudicar o entendimento de seus alunos. É preciso encontrar um equilíbrio.

Pense em quantas apresentações você quer produzir, a duração de seus vídeos (que dependerá do conteúdo e da estratégia adotada para cada material) e também não se esqueça de adaptar as informações de acordo com as necessidades e perfis de seu público-alvo.  Isso vai evitar que as pessoas percam interesse pelo conteúdo ou acabem se dispersando durante as aulas.

Outra questão importante é o ambiente onde ocorrerá a gravação: grave em um local claro, com poucos objetos, para que as pessoas mantenham o foco apenas na sua imagem e consigam reter o aprendizado proposto pelo vídeo. Investir em equipamentos de qualidade também é essencial: iluminação, tripés, microfones e outros aparelhos básicos farão toda a diferença na hora de produzir seus vídeos.

A importância de compreender as necessidades e expectativas de sua audiência

Antes de tentar definir quais os melhores formatos ou iniciar a produção de seus vídeos, considere quais são as necessidades de treinamento de seu time, o perfil de seus alunos, a familiaridade que possuem com as novas tecnologias e as expectativas que têm sobre o projeto.

Para avançar neste sentido é preciso primeiro ter uma visão geral do conteúdo, um planejamento sobre o que precisa ser abordado, os principais tópicos previstos para cada assunto, qual a relevância destes temas e como eles se encaixam no cronograma do treinamento, seguindo uma ordem lógica e fácil de acompanhar, para que a explicação não fique repetitiva e colabore para a busca por resultados e alcance de objetivos estratégicos de todas as partes envolvidas no treinamento.

De posse destas informações será mais fácil compreender as diferenças de cada formato e como elas podem trabalhar a favor de seu projeto e-learning.

Animações, videoaulas ou vídeos interativos?

Animações: os vídeos animados raramente são a primeira opção dos gestores que procuram por adotar o audiovisual como estratégia de treinamento. Seu aspecto lúdico e as exigências técnicas bem específicas que as acompanham durante o processo de produção provocam dúvidas, mas os questionamentos são facilmente dissipados quando compreendemos que as animações são uma forma simples e criativa de abordar temas complexos, introduzindo conceitos intricados de forma inteligente, interativa e envolvente. Elas também têm o poder de provocar a criatividade em seus alunos, além de melhorar a retenção do conhecimento. Os efeitos visuais adotados pelos vídeos animados tornam o material mais didático e são excelentes opções quando é necessário apresentar ideias abstratas, dificilmente explicadas por outros meios (como textos ou aulas expositivas, por exemplos). As animações também são boas aliadas para o micro-learning: vídeos curtos e objetivos que reforçam aspectos cruciais da aprendizagem têm muito a oferecer quando apresentam o conteúdo de forma simples, rápida e divertida.

Videoaulas: este formato é o que traduz de forma mais fiel o ambiente clássico da sala de aula para os treinamentos corporativos e-learning. Isto não quer dizer que as videoaulas sejam tediosas ou aborrecidas, muito pelo contrário. As videoaulas vão muito além de gravações ou reproduções de aulas e palestras – elas são ferramentas muito efetivas na transmissão de conteúdos abrangentes, essenciais para a formação básica de seus alunos, mas sempre explorando o potencial do audiovisual para tornar a aprendizagem mais viva e interessante. Sua empresa pode adotar o screencast como forma de apresentar tutoriais ou novos produtos e serviços ou investir em palestras e webnários que sejam bem roteirizados e objetivos, atacando de forma direta pontos essenciais das metas estabelecidas para o treinamento, por exemplo. As videoaulas podem ser editadas e diversos recursos audiovisuais podem ser utilizados para enriquecer seu material: ilustrações, gráficos, situações roteirizadas, entrevistas. Escolha o formato de acordo com o momento de seu treinamento e as videoaulas serão customizadas conforme seus objetivos.

Vídeos interativos: a interatividade é um ponto muito importante para os treinamentos e-learning. Ela ajuda a ambientar e motivar a participação de seus alunos dentro de um ambiente virtual, os guia através das atividades pelas quais precisam avançar e assegura que seus profissionais compreendam de forma mais rápida como podem se beneficiar do conteúdo pensado para seu curso. Os vídeos interativos transformam o aprendizado em uma experiência real, engajando seu time na construção ativa de novas competências. Trata-se do produto audiovisual acrescido de interações envolvendo, por exemplo, perguntas e respostas, links redirecionáveis ou a proposição de atividades que podem ser transferidas para o mundo “real” por meio de situações simuladas. Os vídeos interativos são ótimas opções para abordar questões práticas ou exercitar a capacidade de resolução de problemas e pensamento inovador – são extremamente úteis quando conectados com a realidade vivenciada por seu time no ambiente corporativo.

Os vídeos estão cada vez mais presentes no ambiente educativo. As empresas que utilizam as estratégias e-learning para potencializar o desempenho de seus profissionais têm muito a ganhar ao adotar as animações, videoaulas e vídeos interativos como parte fundamental de seus treinamentos – eles apresentam conceitos e práticas corporativas de forma simples, didática, envolvente e interativa, tudo o que precisamos para gerar um aprendizado mais rico e motivador para suas equipes!

Equipe Kaptiva
kaptiva.com.br