Se você trabalha com T&D já enfrentou o desafio de ouvir que treinamentos são gastos e não investimentos, pois as 6Ds podem ajudá-lo a mensurar os resultados para o seu Negócio e, consequentemente, conseguir mais investimentos para a sua área.
Funciona como um passo a passo para o desenvolvimento de pessoas que liga metas de aprendizado a metas empresariais e tem com foco aprendizado corporativo para produzir resultados para a organização. A abordagem surgiu com o livro “6Ds – As Seis Disciplinas Que Transformam Educação Em Resultados Para o Negócio”, de Cal Wick, Roy Pollock e Andy Jefferson, lançado inicialmente nos Estados Unidos, em 2011.
Agora, as 6Ds estão chegando forte às empresas brasileiras, e com razão. O objetivo da metodologia é dar ferramentas para a elaboração de programas de treinamento com a geração de resultados mensuráveis ao que mais importa: alta performance e ROI.
Funciona como uma nova forma de pensar, desde a determinação dos resultados para os Negócio até a documentação dos resultados obtidos pelo programa ou jornada de aprendizagem.
Você, líder de recursos humanos, pode contribuir muito para organização a partir de práticas desenvolvidas a partir das 6 disciplinas. Os impactos são positivos em diversos campos: comportamental, motivacional, técnico e financeiro.
Neste artigo, conheça, no detalhe, as 6Ds e descubra por que são tão importantes para a educação corporativa.
As 6Ds da metodologia
- Determinar os resultados para o negócio
Como em qualquer planejamento, é preciso estipular metas e objetivos, e o investimento em capital humano é a maior fonte competitiva que qualquer organização pode possuir Por isso, o primeiro “D” diz respeito à determinação dos resultados de negócio esperados por um programa de aprendizagem
Nesta etapa, pergunte-se s como essa iniciativa irá beneficiar o seu Negócio e como você saberá disso. Conte com o apoio de stakeholders que auxiliem nesse diagnóstico.
- Desenhar uma experiência completa
Este segundo estágio consiste em desenhar o processo de como transformar o aprendizado em resultados empresariais. Exatamente, o desenvolvimento é um processo e não um único evento.
O aprendiz deve conseguir ver como o aprendizado o auxiliará em suas tarefas cotidianas, base da andragogia – aprendizagem de adultos. Ou seja, deve entender como transmitir o que foi aprendido para o ambiente ao seu redor, entender o impacto nos resultados da empresa e a importância do setor de T&D.
- Direcionar a aplicação
O terceiro D, direciona a aplicação, diz respeito ao desenho instrucional que devem determinar o que os participantes devem fazer diferente e melhor após a aprendizagem.
Seu conteúdo precisa remeter à realidade, pois dessa forma os alunos captarão com mais facilidade o que irão aprender. Considere também discutir ajustes ao decorrer da aplicação de um treinamento, colhendo os feedbacks dos colaboradores.
- Definir a transferência do aprendizado
A D4 atrelada ao D5 define como será a transferência do aprendizado, ou seja, após a ação de aprendizado devem ser executadas ações que definam, meçam e recompensem os resultados. Neste caso, é conseguir transmitir ao participante de um treinamento a viabilidade do alcance de metas, como também a capacidade de retransmitir aquilo que aprendeu.
Multiplicar um processo de aprendizado é fundamental para dar a velocidade necessária tanto na escola corporativa como nos resultados da companhia em si.
A transferência de aprendizado é o caminho para que o colaborador coloque em prática o que aprendeu de forma que melhore o desempenho de suas funções.5. Dar apoio à performance
Neste quinto D, o respaldo da alta liderança precisa ficar mais evidente do que em outras etapas. Para cobrar alta performance também é preciso dar apoio. E esse papel não se destina somente ao gestor de recursos humanos, mas também a cada gestor de área.
Oferecer ferramentas de suporte, como uma plataforma de LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem), é uma ótima dica, além de estimular periodicamente o seu uso. Assim, os alunos podem receber constante orientação, de forma estruturada, para alcançar os objetivos de um curso específico.
- Documentar os resultados
Muitos consideram este como o ponto fundamental das 6Ds. É aqui que você constatará se o planejamento avançou ou não, pois, ao documentar os resultados de uma aplicação, saberá se os alunos adquiriram novas habilidades e conhecimentos em prol do crescimento da organização.
Essa documentação dos processos e dos resultados é essencial para os alunos, gestores de departamentos e diretores saberem o que está funcionando e qual o impacto para o negócio.
Uma forma eficaz de mensurar tudo isso é por meio da comparação do antes e depois, para identificar os reais avanços, por exemplo.
Através da documentação dos resultados , você conseguirá engajar a alta liderança a investir em programas de aprendizado de longo prazo e de alto rendimento.
Gostou de conhecer sobre a importância das 6Ds para treinamento e desenvolvimento? Essa é uma tendência que chegou para ficar também no mercado brasileiro.
Tem alguma opinião de como aplica-la no dia a dia da sua empresa e quer compartilhar conosco? Deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!