V-learning – Criando interações eficazes

O V-learning é uma excelente ferramenta para garantir criatividade e customização durante o processo de desenvolvimento de um curso, além de entregar ótimos resultados de aprendizado e engajamento dos alunos. Uma das suas características mais conhecidas é a entrega de infinitas possibilidades de construção, evoluindo conforme avançam as tecnologias inerentes a este meio, e atualmente as apostas estão centradas nas conexões interativas que podem turbinar as videoaulas de seu treinamento.

Interatividade é a palavra de ordem, mas não deve ser pensada apenas como mais um elemento divertido dentro do processo de ensino e sim como uma etapa real e dinâmica de aprendizado, responsável por conectar o público-alvo de um treinamento a seu conteúdo, mantendo-os atentos, envolvidos e conectados.

Mas como construir estas interações? Como saber se o que foi planejado é atraente o suficiente para manter os alunos interessados e ativos? Temos algumas dicas para ajudá-los neste desafio, vamos ver?

Escolha quais serão suas interações

Qual o tempo de duração de suas videoaulas? Um material de microlearning não pode ter muito mais de 02 interações, mas uma aula de 15 minutos pode ter facilmente 05 interações, por exemplo. Com estes dados em mãos, pense o que pode ser atraente ao seu público-alvo: links que redirecionam para artigos complementares, hotspots que conduzem a questionários, anotações que levem a outros módulos (para reforço ou descoberta de novas informações) ou um jogo que teste o aprendizado e entregue um feedback? Uma das escolhas mais interessantes para vídeos interativos está na opção de estabelecer finais diferentes para o mesmo treinamento – permitindo que os alunos escolham entre duas ou três alternativas criamos uma rede de vídeos integrada e acessível nas mais diversas etapas de treinamento.

Incentive escolhas

Ao permitir que seus treinandos tomem decisões sobre seus processos de aprendizagem você garante não apenas interação, mas os estimula a questionar e refletir sobre todo o conteúdo que será apresentado, o ritmo de aprendizado e as possibilidades de customização. Construir com seu público-alvo é desafiador, mas traz ótimos resultados: alunos que pensam sobre seu aprendizado constroem histórias significativas e se sentem ligados à construção de seu conhecimento.

Incentive a exploração

Aproveite que as videoaulas permitem um aprendizado mais desbravador e permita que seus alunos explorem e naveguem pelo treinamento, descobrindo tudo o que ambiente desenvolvido para seu aprendizado pode oferecer. Há diversas formas de fazer isso: alguns conteúdos podem estar “escondidos” em etapas, ou o conteúdo pode ser formatado de forma a incentivar a pesquisa paralela, por exemplo. Quando os alunos têm a oportunidade de explorar e descobrir o conhecimento de uma forma natural e intuitiva se tornam muito mais engajados do que quando estão presos a um processo linear e engessado.

Acompanhe os resultados

Rastreie o uso que seus alunos fazem das opções de interatividade. Ao estudar o comportamento de seus alunos você pode mensurar se as interações estão cumprindo com o que foi planejado ou se ao invés de auxiliar o aprendizado estão atrapalhando o avanço de seus alunos, dificultando o caminho que deve ser seguido dentro do treinamento. Obter uma visão geral de todas as decisões que seus alunos estão tomando ajudará a avaliar a eficácia do projeto e também permite que a empresa planeje melhorias ou alterações futuras.

Videoaulas interativas se destacam por permitir que o aluno se torne o responsável por seu aprendizado, escolhendo quais serão seus movimentos dentro do treinamento ao mesmo tempo em que permite aos gestores acompanhar a evolução do aprendizado, o que os auxilia na construção de um treinamento completo e eficaz.

Vamos ver quais os principais benefícios do v-learning:

  • Facilita a apresentação do conteúdo, tornando a assimilação mais rápida e simples, o que garante um maior engajamento dos alunos;
  • Com os avanços tecnológicos, está cada vez mais simples o acesso a conteúdos em vídeo – smartphones, tablets e notebooks são parte do nosso dia-a-dia e ferramentas fundamentais para o aprendizado;
  • É um excelente canal para adaptação de conteúdo, garantindo qualidade e permitindo um excelente nível de criação – o meio é o vídeo, mas a mensagem é o que o desenvolvedor desejar que seja;
  • Oferece uma gestão mais simples dos processos de aprendizagem mista;

Além de oferecer excelentes oportunidades de customização e ser parte fundamental de um blended learning, um bom programa de videoaulas garante um ensino de ponta com uma ótima relação custo-benefício. Aposte neste formato para garantir um EAD completo!

 

Lígia Salton
Designer Multimídia