O design instrucional é a prática de criar experiências de aprendizado que facilitem a retenção de conhecimento e torne o processo de treinamento mais eficiente e atraente do ponto de vista tanto dos professores quanto dos alunos. O designer responsável por construir esta experiência deve observar primordialmente quais são as necessidades dos alunos que precisam ser atendidas, casando estas demandas com o conteúdo e apresentação dos materiais que precisam ser trabalhados para atender os objetivos traçados pela empresa.
Existem diversos modelos de design instrucional, mas um dos mais utilizados é conhecido como ADDIE (Analyze – Design – Develop – Implement – Evaluate). Este modelo estabelece cinco fases de estudo e as apresenta de forma simples e concisa:
Análise: é o momento de conduzir um levantamento detalhado de todos os objetivos de aprendizagem, das características do público alvo, dos contextos de treinamento, plataformas que serão utilizadas, conteúdos e formas, etc.;
Design: nesta etapa o designer seleciona quais serão os objetivos de aprendizado e desempenho que deverão ser trabalhados em prioridade e adota uma estratégia para apresentar cada um destes conteúdos;
Desenvolvimento: neste passo do modelo são desenvolvidos todos os conteúdos e materiais didáticos do treinamento, quando são criadas e estabelecidas as atividades de aprendizado e também os métodos e métricas de avaliação de desempenho bem como a metodologia de feedback;
Implementação: neste momento são estabelecidas quais plataformas serão utilizadas para apresentação do conteúdo do treinamento. Em ambientes EAD, significa estabelecer o que formará o corpo principal do curso, a existência ou não de videoaulas, de conteúdos mobile, micro-learning, etc., além de estabelecer quais conteúdos serão divulgados através de quais plataformas, apresentando, da melhor maneira, forma e conteúdo;
Avaliação: o profissional responsável pelo design instrucional também deve acompanhar a realização do treinamento, validando as métricas estabelecidas para mensuração dos resultados, acompanhando se a construção pensada para o treinamento realmente está atingindo os objetivos pretendidos e verificando se os materiais e conteúdos desenvolvidos estão realmente sendo utilizados pelos alunos, além de se eles estão cumprindo seus objetivos de forma eficaz. Esta não é uma etapa final, uma vez que as avaliações devem permear todo o processo.
Como é possível observar, cada etapa do modelo ADDIE agrega informações importantes para a construção dos passos seguintes. Para que um projeto de treinamento tenha sucesso em construir conhecimento e engajar seus alunos, é fundamental que o designer instrucional conheça os indicadores de gestão e levantamentos de necessidades estabelecidos para cada projeto, garantindo assim que cada etapa do design instrucional conduza toda a equipe aos objetivos traçados para o treinamento.
O Modelo ADDIE na Kaptiva
Na Kaptiva valorizamos os processos e o planejamento para termos garantia de sucesso nos projetos que implementamos. O modelo ADDIE é uma ferramenta indispensável para essa prática e, por isso, nossos designers instrucionais o utilizam em conjunto ao Design Thinking, uma estrutura de planejamento que também pode ser resumida em cinco etapas, priorizando o negócio e a inovação no desenvolvimento da aprendizagem. Com isso, conseguimos sugerir soluções mais acertivas para o seu programa de educação, além de tecnologias e indicadores alinhados às tendências de mercado.