Artigos e notícias

Maslow: como identificar necessidades com o LMS

No início dos anos 40 o psicólogo americano Abraham Harold Maslow apresentou uma de suas teorias mais conhecidas, a Hierarquia de Necessidades Humanas. Também conhecida como Pirâmide de Maslow, esta teoria propõe uma divisão hierárquica das necessidades de cada indivíduo, partindo das necessidades ligadas à fisiologia do ser humano, até as necessidades mais elevadas e complexas, ligadas à autorrealização de cada indivíduo. Para Maslow, cada necessidade humana influencia na motivação dos indivíduos, fazendo com que prossigam a caminhada até o topo da pirâmide.

Você deve estar pensando: qual a conexão entre Maslow e um LMS? Bem, e se usarmos os conceitos desenvolvidos por ele para analisarmos quais são as “hierarquias de necessidades do aluno”? E se nos questionarmos sobre o conteúdo e sobre o LMS que está sendo desenvolvido sob a ótica de nossos alunos? Suas necessidades foram consideradas? Serão atendidas? Um bom treinamento não entrega apenas determinado conteúdo – ele também deve se preocupar em entregar experiências que sejam transformadoras.

Se pensarmos nas necessidades básicas, entenderemos que um LMS deve ser desenvolvido de forma a ser funcional: os desenvolvedores devem se ocupar de encontrar bons servidores, que garantam que o sistema esteja sempre pronto para ser acessado, independente da demanda por conexão. O LMS também deve ser formatado para gerar relatórios completos e ser compatível com diversas plataformas, especialmente dispositivos eletrônicos. Os desenvolvedores devem também criar uma plataforma de usabilidade fácil e intuitiva, gerando uma experiência de uso que seja simples e confortável para o usuário (nosso aluno).

Uma vez que as necessidades básicas foram atendidas, será necessário focar nas necessidades psicológicas: o LMS deve garantir um aprendizado agradável, baseado em conteúdos e plataformas integrados, que permitam a conexão com outros estudantes por meio de fóruns, comunidades e atividades que estimulem a troca de ideias de forma que os alunos compartilhem seus conhecimentos e participem ativamente das discussões propostas. O LMS deve garantir que o aprendizado continue dentro de suas estruturas, criando um vínculo com os alunos – o sistema pode ser desenvolvido para ser uma referência em termos de conhecimento e acesso a informação!

O LMS também deve ser uma plataforma que permita que o aluno explore seu aprendizado de maneira transformadora, criando valor e significado para cada etapa do treinamento. Plataformas multimídia e gamificação são importantes aliados no caminho até o topo da pirâmide, pois geram engajamento e uma aprendizagem personalizada – cada aluno pode receber o treinamento que precisa para atender suas necessidades individuais, que garantam que ele continue trilhando seu caminho de autorrealização de forma satisfatória.

Não se esqueça: a tecnologia é uma ferramenta poderosa, que pode apoiar e transformar a educação de muitas maneiras, conduzindo a novas formas de aprendizado, gerando um ambiente propício para uma educação eficaz e eficiente, disponível para todos, a qualquer tempo e em qualquer lugar. Quando os educadores usam a tecnologia de forma estratégica, integrando sistemas e desenvolvendo uma atmosfera de aprendizagem significativa, estão trabalhando para atender as necessidades de seus alunos, conforme proposto na teoria de Maslow.

Compartilhe via:

Pessoas olhando para um gráfico, com o texto
Por Giovanna Silva 16 de dezembro de 2025
Seu T&D usa métricas de vaidade? Saiba como a consultoria corporativa ajuda a calcular o ROI em treinamentos em R$ e a convencer o C-Level com resultados de negócio.
Grupo de pessoas ao lado do texto treinamento corporativo reduz de turnover e custos de contratação
Por Giovanna Silva 16 de dezembro de 2025
O T&D é um custo ou investimento? Analisamos o custo oculto do Turnover e mostramos por que a Educação Corporativa é a melhor ferramenta de retenção de talentos.
Laptop com um escudo de segurança na tela, ao lado de texto sobre segurança de dados e conformidade.
Por Giovanna Silva 16 de dezembro de 2025
LMS e LGPD: Saiba como dados de desempenho expõem sua empresa. A Kaptiva explica a conformidade legal e o checklist de segurança do Moodle e outras plataformas LMS.
Por Giovanna Silva 4 de dezembro de 2025
Aprenda a utilizar a flexibilidade do LMS para oferecer múltiplos formatos de conteúdo e garantir o aprendizado efetivo em todas as faixas etárias.
Por Luis Marumo 4 de dezembro de 2025
Saiba como aplicar mecânicas de jogos baseadas na Andragogia para aumentar a motivação, o engajamento e a produtividade de equipes em ambientes corporativos sérios
Por Giovanna Silva 4 de dezembro de 2025
Entenda por que investir apenas na plataforma tecnológica, ignorando a qualidade do material pedagógico e o Design Instrucional, pode levar ao fracasso do seu projeto de educação corporativa
Mulher usando um laptop com o texto
Por Giovanna Silva 2 de dezembro de 2025
Plataforma de Cursos Online ou LMS Corporativo? Descubra a solução ideal para sua empresa, com foco na gestão de aprendizagem e segurança.
Mulher com fone de ouvido no computador ; Melhores plataformas EAD: o que considerar antes decidir
Por Giovanna Silva 2 de dezembro de 2025
Não sabe qual escolher entre as melhores plataformas EAD? Analise 5 critérios técnicos, compare SaaS vs Open Source e garanta o melhor ROI. Confira agora!
Banner roxo sobre plataformas LMS ilustrado com uma pessoa utilizando um notebook.
Por Giovanna Silva 2 de dezembro de 2025
Sua empresa precisa de uma Plataforma LMS? Entenda o que é, como funciona e como centralizar o treinamento para reduzir custos e escalar.
Por Giovanna Silva 26 de novembro de 2025
Como sair do modelo genérico e criar experiências únicas de aprendizagem unindo IA, educação corporativa e T&D estratégico
Share by: