Engajar os colaboradores é, com certeza, um dos maiores desafios para o trabalho com o treinamento corporativo. Boa parte do caso da missão passa por escolher uma ferramenta que ofereça uma experiência completa aos alunos.
Como funciona o LMS, os sistemas de gerenciamento de aprendizagem, são, hoje, o principal e mais eficaz para um aplicativo de cursos online. Porém, para que ele seja transmitido da melhor forma possível, há algumas voltagens voltadas à experiência do usuário.
Este artigo, mostra o que você e seu tempo de T & D devem fazer para melhorar a prática dos alunos, por meio de boas práticas e metodologias de ensino.
O que é o Design de Experiência de Aprendizagem
Você já deve ter dito sobre UX, ou Experiência do usuário, não é mesmo? Nos treinamentos corporativos existe algo parecido, o chamado Learning Experience Design (LXD).
O conceito surgiu a partir da interação dos colaboradores com as plataformas de e-learning. Ele usa a experiência do usuário, como útil, usabilidade e fluidez, para atividades de aprendizagem que envolvem, de fato, e resultados de resultados tangíveis.
Na montagem dos programas e na escolha de uma ferramenta adequada, o aluno deve ser o termômetro. Todos os elementos, núcleos, botões, dois, isto é, a manutenção de um cotidiano para uma aplicação de funcionários no dia a dia.
Em sua essência, o LXD precisa desenvolver-se, didática e técnica que direcione cada aluno ao aprendizado efetivo.
A seguir, você confere como cinco dicas para um LMS.
- Conheça o seu público-alvo
Para obter o aluno no centro de processo de aprendizagem, você precisa conhecer-lo. Portanto, antes de sair criando conteúdos, vale a pena escutar o quadro de funcionários, seja com a entrevista, seja para fins de processo de cocriação.
Fazer um exercício profissional depende de um bom entendimento dos anseios, como as necessidades e os objetivos não estão na rotina do trabalho, como uma carreira como um todo.
- Faça testes antes das aplicações
Uma boa experiência do usuário, aliada a um tópico pertinente, depende do tamanho da área de T & D sobre as diferentes perfis de funcionários. O mesmo ocorre com a mesma familiaridade com as tecnologias, vale a pena fazer um teste dos mesmos para ministrar os cursos de formação para uma ponta do processo de aprendizagem.
Outro item é o teste como as características da plataforma. Reúna uma amostra de tarefas para dar feedback de suas experiências, antes de aplicar o conteúdo em massa. Assim, você pode fazer mudanças pontuais e certeiras.
- Faça uso da gamificação
Quem não gosta de jogos? Trabalhar o lado lúdico no e-learning já provou como um grande sucesso.
A gamificação é uma maneira eficiente de se fazer uma experiência do aluno na plataforma. Passes de botão, desbloquear links, ganhar recompensas, acumular pontos … tudo o que é aluno e promover um ambiente de competitividade.
- Trabalhe o branding
Incluindo os elementos da marca e da cultura da empresa, não apenas esteticamente falando, mas também conceitualmente, é uma opção interessante para elevar a experiência do aluno. Assim, você tem uma experiência de coesão e organização, com visual e funcionalidade que os colaboradores já estão acostumados.
Outra medida é a escolha de cursos e trilhas de conhecimento por departamentos ou grupos de estudo.
- Garanta suporte e tutoriais
Sua empresa pode ser um especialista em plataformas LMS, como também uma empresa que teve contato com a tecnologia parecida. Por isso, é fundamental que você produza tutoriais de acesso, que seja desde que faça o login para se fazer um segundo em busca de um curso.
Assegure-se de estar desocupado em relação a uma navegação, acesso a materiais, realização de atividades e testes. Para suporte contínuo, disponibilizar um canal de comunicação capaz de tirar as dúvidas de forma ágil, simples e objetiva.
Como foi para notar, aplique um treinamento on-line não dependente da contratação de uma ferramenta. A experiência do usuário se conecta com os humanos, é capaz de se tornar um dos melhores caminhos para o desenvolvimento de habilidades e competências.
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