Artigos e notícias

4 níveis de avaliação para seu programa de ensino

É essencial que toda metodologia de aprendizado passe por uma avaliação para melhoria do ensino, e com o e-learning não é diferente. Por ser um modo de ensino totalmente online, muitas empresas acabam deixando de lado e não analisando seus principais fatores.

A avaliação e-learning é um dos processos de gestão na educação corporativa que busca entender a opinião dos colaboradores sobre os treinamentos, avaliando a satisfação e aprendizado de todos.

Descobrindo fatores que vão colaborar na gestão da empresa e desenvolver melhores estratégias, pois fica mais fácil elaborar um programa de aprendizagem e-learning quando a empresa sabe quais pontos influenciam no aprendizado e quais podem ser melhorados.

Continue a leitura e confira 4 níveis de avaliação para seu programa de ensino e-learning.

4 níveis para sua empresa avaliar o programa de e-learning

Existem vários modos de avaliação ligadas ao aprendizado da sua empresa, um processo longo em algumas fases, pois para que a empresa consiga determinar um resultado, é demandado tempo entre o pré e a pós avaliação.

Cada uma delas busca saber se seu processo de ensino está sendo favorável para o colaborador e principalmente para a empresa. Confira a seguir!

1 – Reação

Nesse nível, a avaliação e-learning está ligada aos colaboradores qualificarem os conteúdos. Essa análise tem como objetivo saber se os treinamentos alcançaram o esperado e se supriram as necessidades da empresa.

Além de avaliar os conteúdos, é uma ótima forma de saber a opinião dos colaboradores sobre o modelo de treinamento, os instrumentos utilizados, a técnica e o suporte, por meio de:

  • Pesquisas;
  • Entrevistas;
  • Relatórios;
  • Folhas de classificação com smiley;
  • Feedbacks.

Essas medidas vão ajudar sua gestão a determinar como serão os próximos conteúdos e o que será relevante para seus colaboradores. Avaliação envolve também a taxa de rejeição, se for baixa mostra insatisfação nos treinamentos, reduzindo o estímulo de aprendizado e o desempenho dos conteúdos.

É essencial entender como está indo o desenvolvimento dos treinamentos para futuramente melhorar o desempenho dos conteúdos e da ferramenta, buscando uma qualificação de qualidade e evolução nos treinamentos corporativos .

2 – Aprendizado

A avaliação do aprendizado pode ser um pouco mais demorada comparada ao primeiro nível, que foi a reação. Isso porque esse nível é focado em avaliar o aprendizado explorando com mais intensidade os conteúdos, com objetivo de captar: 

  • Qualidade dos conteúdos;
  • Se os conteúdos foram esclarecidos;
  • Satisfação e adaptação da plataforma de ensino EAD;
  • Como os colaboradores estão aplicando seus aprendizados;
  • Qual nível de participação;
  • Se as avaliações condizem com os conteúdos.

Pode ser aplicado em entrevistas, avaliações, e até mesmo em testes antes e após os treinamentos, o que possibilita comparar os resultados.

Os conteúdos nos treinamentos corporativos podem ser aplicados individualmente ou em grupo, tornando-se um aprendizado colaborativo. Assim, é possível avaliar e entender se essa metodologia está colaborando no ensino ou dificultando na aprendizagem de alguns colaboradores.

Esse nível possui o intuito de avaliar e saber em qual nível de aprendizado cada colaborador se encontra e, dessa forma, entender se os treinamentos estão aprimorando a capacidade profissional dos colaboradores e o nível de capacitação.

3 – Comportamento

O modo de avaliação e-learning parte de observar os resultados obtidos com os treinamentos, com principal objetivo de analisar o clima organizacional e as mudanças de comportamento durante a rotina dos colaboradores.

É necessário avaliar o desempenho e saber se os treinamentos estão surtindo efeito nos conhecimentos e nas habilidades ensinadas.

Porém, é necessário tempo para que o colaborador possa aprender e começar a colocar em prática, só assim é possível avaliar esse nível, o que pode levar de 3 a 6 meses após o treinamento, e requer:

  • Análise de observação pelos supervisores;
  • Feedbacks;
  • Pesquisas.

Por essas medidas, é possível saber qual é o comportamento dos seus colaboradores mediante aos treinamentos corporativos, uma das formas mais próximas que sua empresa pode medir os resultados.

4 – Resultado

Agora é hora de quantificar seus resultados, identificar quais ganhos que sua empresa obteve com os treinamentos. Considerando os principais fatores, como tempo de produtividade na rotina dos colaboradores, qualidade dos produtos e retorno do investimento.

Um dos níveis mais difíceis de mensurar é os resultados, mas uma etapa necessária para avaliar a educação corporativa da sua empresa.

Realize a avaliação e-learning na sua empresa e saiba quais foram seus resultados!

Quer saber mais sobre treinamento corporativo? Aproveite para conferir nosso artigo sobre treinamento corporativo: 5 dicas para alinhar à estratégia da organização

 

Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar no seu projeto e-learning:


 

Compartilhe via:

Por Giovanna Silva 26 de novembro de 2025
Como sair do modelo genérico e criar experiências únicas de aprendizagem unindo IA, educação corporativa e T&D estratégico
Capa com título Tendências Treinamento 2026 e gráfico ascendente, ilustrando o futuro do T&D com IA
Por Giovanna Silva 19 de novembro de 2025
Prepare seu T&D para o futuro. Descubra as 5 tendências de Treinamento Corporativo para 2026, da IA ao Upskilling, e saiba onde priorizar seu orçamento.
Capa com título Como Medir ROI de Treinamento e gráfico de resultados em plataforma LMS
Por Giovanna Silva 19 de novembro de 2025
Transforme o T&D em estratégia. Aprenda a calcular o ROI de Treinamento e Desenvolvimento, conheça as métricas e saiba como usar seu LMS para provar resultados.
Chess pieces, with a focus on the white King, on a chessboard. Text: 7 effective team training and development strategies.
Por Giovanna Silva 14 de novembro de 2025
Quer impulsionar sua equipe? Conheça 7 estratégias de treinamento e desenvolvimento, incluindo personalização, coaching e o uso de tecnologias de aprendizado.
Por Giovanna Silva 14 de novembro de 2025
Escolher o parceiro Moodle certo é crucial. Veja dicas de como avaliar a experiência, serviços, suporte e personalização para potencializar sua plataforma Moodle.
Selo de qualidade Moodle Patner Premium The Americas 2025
Por Giovanna Silva 11 de novembro de 2025
Kaptiva, a única Moodle Partner Premium do Brasil. Descubra o que esse selo de excelência traz: segurança, inovações e suporte especializado para o seu LMS.
Por Giovanna Silva 21 de outubro de 2025
No MoodleMoot Global 2025, a Kaptiva foi premiada como “Moodle Premium Partner of the Year - The Americas”, evidenciando seu impacto e qualidade em soluções Moodle.
Por Agencia Interteia 1 de setembro de 2025
A transformação digital tem remodelado diversas áreas do mundo corporativo, e o setor de Recursos Humanos não é exceção. No entanto, um estudo recente da Gartner (2024) revelou um paradoxo preocupante: enquanto 74% dos líderes de RH reconhecem que as empresas dependem deles para impulsionar a estratégia organizacional, apenas 35% acreditam que sua abordagem tecnológica […] O post Como o RH pode desbloquear o verdadeiro valor da tecnologia: lições da Gartner apareceu primeiro em Kaptiva.
Por Agencia Interteia 1 de setembro de 2025
A gamificação consolidou-se como uma estratégia eficaz para tornar a educação envolvente, interativa e produtiva, com um mercado global que deve ultrapassar os USD 20 bilhões segundo o Game Based Learning Global Market Report 2025. Os números são impulsionados por avanços tecnológicos e pela demanda crescente por metodologias que aumentem o engajamento e a retenção […] O post Gamificação da educação: tendências, impactos e desafios apareceu primeiro em Kaptiva.
Por Agencia Interteia 1 de setembro de 2025
O cargo de Chief Human Resources Officer (CHRO) passou por uma transformação significativa nos últimos anos, consolidando-se como um papel-chave na estratégia corporativa. Uma pesquisa conduzida em 2024 pelos pesquisadores Nick Bloom e Mert Akan, de Stanford, com base em um banco de dados de mais de 20.000 CHROs, demonstra que essa evolução resultou em […] O post A evolução do CHRO: de RH estratégico a arquiteto da mudança  apareceu primeiro em Kaptiva.
Share by: