Dada origem da abreviação de electronic learning, ou aprendizado eletrônico, o e-learning é um modo de ensino a distância que possibilita diversas formas de promover os treinamentos corporativos.
Com intuito de ensinar de modo interativo, os conteúdos dos treinamentos são disponibilizados por uma plataforma, como a LMS (Learning Management System ou Sistema de gestão de aprendizagem, que gera as aulas, avaliações, interações entre os colaboradores e os esclarecimentos de dúvidas.
Se você quer implantar o e-learning na sua empresa e não sabe qual o melhor conteúdo para sua equipe, nos acompanhe. Preparamos nesse post 6 tipos de conteúdos para integrar seus treinamentos corporativos. Fique ligado!
Vantagens de um ensino e-learning
O e-learning pode beneficiar sua equipe em diversos fatores, para ajudar a identificar o que essa metodologia vai agregar na sua empresa. Separamos algumas dessas vantagens, acompanhe!
- Proporciona autonomia para o colaborador;
- Estimula sua equipe a aprender;
- Gera redução de custos, comparado aos treinamentos convencionais;
- Gera interação entre os colaboradores;
- Proporciona mobilidade de ensino;
- A aprendizagem é focada no colaborador;
- Permite que o colaborador construa sua jornada de ensino;
- Conteúdos abertos para revisão sempre que necessária;
- Proporciona interatividade e gera produtividade na rotina dos colaboradores;
- Gera automatização de processos, permitindo o acompanhamento de tutor;
- E proporciona rápida atualização dos conteúdo.
6 tipos de conteúdos para integrar seus treinamentos corporativos
E aí, vamos ver qual é o melhor conteúdo para o seu ensino e-learning? Preparamos os principais formatos. Confira a seguir!
1 – Vídeos
Estamos habituados a assistir vídeos durante nossa rotina, e no trabalho não é diferente. Um dos recursos mais utilizados nos treinamentos corporativos. Os vídeos têm o poder de facilitar a visualização do conceito.
Auxiliando na relação dos colaboradores com os conteúdos, proporcionando maior interatividade, conteúdos dinâmicos e resultando no desempenho dos colaboradores.
Lembrando que é importante atentar-se ao limite de tempo dos vídeos, caso seja um conteúdo mais extenso, procure dividir o material. Assim o assunto fica mais fácil de ser consumido e mais atrativo para o colaborador.
Os vídeos podem ser animados instruindo passo a passo, ou por um próprio tutor apresentando o conteúdo. Ambas formas vão agregar no plano de ensino corporativo.
2 – Apresentações em slides
Um pouco diferente dos vídeos, as apresentações em slides é um dos métodos mais práticos e econômicos de serem produzidos. Pois, você só necessita de uma ferramenta como PowerPoint ou Google Slides para construir seu conteúdo.
É importante que elabore seu conteúdo baseado no layout da empresa, mantendo as cores, fontes e forma de linguagem. Assim seus colaboradores estarão habituados ao design institucional, gerando mais familiaridade com os conteúdos.
Além das apresentações em slides funcionarem bem nos treinamentos corporativos, é um método utilizado nas reuniões de vídeo conferências, em que é possível compartilhar a tela e transmitir o conteúdo.
3 – PDF interativos
São conteúdos de textos interativos que facilitam o aprendizado dos colaboradores. Muitas vezes utilizados para oferecer suporte, como um conteúdo complementar do ensino e-learning ou até para transmitir conhecimento integral.
Trata-se de um método que facilita na organização dos conteúdos, por meio do índice e indicação das informações. É importante também que seus PDFs mantenham o design institucional e a linguagem da empresa.
Os conteúdos necessitam ser interativos e bem construídos, as informações precisam ser apresentadas de forma clara e objetiva. Lembrando que para transmitir esse conteúdo é importante que seus colaboradores tenham acesso ao Adobe Acrobat.
4 – Áudios
Estamos habituados com a música na nossa rotina, seja em casa, no trabalho, para viajar e até para estudar, ela sempre nos acompanha. Agora mais do que nunca podemos aproveitar desse benefício para os treinamentos corporativos.
O podcast tem crescido em diversos setores e de modo informativo tem colaborado no ensino. É possível ensinar por meio dos áudios, reproduzir um conteúdo lido, uma explicação, utilizado para dar dicas ou até recomendações. Um ótimo método nos treinamentos corporativos.
5 – Jogos interativos
Conhecido como gamificação, esse modo de transmitir conteúdo tem crescido nos treinamentos corporativos, destacando-se entre os outros. Os jogos podem ser em diversos formatos mas, o objetivo principal é proporcionar uma estratégia dinâmica e lúdica.
Transmitindo uma experiência em que muitas vezes o colaborador precisa cumprir uma fase, para concluir o game. Uma ótima forma de estimular a “competitividade saudável”, envolvendo toda a equipe.
6 – Webinar
Um formato muito interativo, embora muitas empresas não o apliquem ainda. É uma forma de ensino online. Trata-se de uma troca de experiência e de conteúdos, geralmente entre profissionais da área ou que dominem o assunto.
A intenção é criar um ambiente de conversa entre eles e transmitir conhecimento por meio disso. Permitindo a interação entre os colaboradores, para esclarecimento de dúvidas online.
Identificou qual o melhor conteúdo para sua equipe? Se tiver dúvidas saiba que podemos te ajudar. Fale conosco!