Profissionais criativos e motivados tornam o ambiente de trabalho um lugar mais agradável e produtivo. De acordo com a psicóloga Fernanda Friedrich, a ideia do ócio criativo vem sendo adotada pelas empresas nos últimos, o que auxilia no aumento da produtividade laboral.
Entretanto, muitas empresas ainda confundem inovação e criatividade no trabalho, por isso, hoje vamos desmistificar o que cada uma significa e o impacto que possuem na organização e no corpo de funcionários.
Você tem valorizado a criatividade do seu time no ambiente de trabalho? Se não, continue lendo para mudar de ideia e implementar técnicas que podem trazer inúmeros benefícios, entre eles, maior satisfação dos colaboradores e aumento na produtividade.
Criatividade e trabalho, combinam?
Combinam! A criatividade no ambiente de trabalho é o que possibilita que muitos problemas sejam solucionados de forma inovadora, além de colocar a organização em um novo patamar. Por exemplo, imagine que os processos sempre foram realizados de uma maneira, porém um novo funcionário sabe fazer de outra forma. Em alguns casos, ele vai ser censurado.
Mas, se a empresa tiver um comitê de criatividade para testar a ideia e em seguida colocar em prática, este processo pode ser otimizado e trazer inúmeros benefícios para a empresa.
Qual a diferença entre ideia e inovação?
Ainda que os temas se relacionem, possuem conceitos distintos entre si. Podemos dizer que a ideia é o que antecede a inovação, ou seja, a inovação é quando colocamos a ideia em prática e obtemos um resultado a partir disso.
Antes de se tornar uma inovação, a ideia é transformada em planejamento, depois analisada e, por fim, executada. No entanto, uma ideia não precisa ser algo novo para trazer inovação para a empresa, o que vai definir a inovação é o resultado daquele processo e a capacidade de melhorar o ambiente de trabalho.
Quais são os benefícios de estimular a criatividade no ambiente de trabalho?
A criatividade faz parte da personalidade de todas as pessoas, algumas, as desenvolvem mais e outras menos. Segundo a psicologia, a criatividade é adquirida pela curiosidade, com persistência e a partir do desenvolvimento de novas habilidades.
Quando as empresas implementam ações para promover a criatividade no trabalho conseguem resultados fascinantes, como, por exemplo:
- Ampliar o desenvolvimento;
- Aumentar a competitividade;
- Solucionar conflitos antigos;
- Melhorar a comunicação interna;
- Desenvolver a capacidade de se adaptar;
- Aumentar a produtividade;
- Reduzir custos;
- Promover o senso de pertencimento.
Mas, como estimular a criatividade no ambiente de trabalho?
A chave para estimular a proatividade dos funcionários, é a criatividade. Como vimos anteriormente ela tem o potencial de diminuir as altas taxas de turn over e aumentar a socialização entre os colaboradores. Além disso, são desenvolvidos líderes participativos e que apoiam a equipe. Mas, afinal, como estimular a criatividade no ambiente de trabalho?
Invista no ambiente
Se engana quem acredita que o ambiente não contribui para novas ideias. O investimento em tecnologia de ponta, equipamentos de fácil usabilidade, espaço para as refeições e até mesmo, lazer. Tudo isso contribuem para que o colaborador atinja o seu potencial máximo.
Faça brainstorming
A técnica de reunir colaboradores para dar ideias a respeito de um assunto específico ou resolver um problema, não é novidade. O brainstorming, em tradução livre, “nuvem de ideias”, auxilia no processo de criatividade coletiva, para isso é importante criar uma pauta sobre o que precisa ser resolvido, a partir disso, reunir o time e anotar todas as ideias.
Jornada de aprendizagem
Utilizar uma plataforma voltada para atender as necessidades dos colaboradores contribui para uma jornada de aprendizagem e expansão da criatividade com o tempo. Isso acontece porque as plataformas utilizam uma linguagem de fácil navegação e conteúdos dinâmicos. O que inclui o fornecimento de material em vídeo e que pode ser acessado pelo celular.
Treinamentos
Tão importante para a criatividade é o conhecimento, quanto mais conhecemos sobre um assunto mais conseguimos encontrar novas possibilidades e inovar na área. Neste contexto, a partir do treinamento os colaboradores desenvolvem o pensamento lógico e todas as ideias podem ser aproveitadas.
Como vimos, a criatividade no ambiente de trabalho é imprescindível para aumentar a produtividade da equipe e a satisfação dos colaboradores. Em momentos de crise, empresas que possuem funcionários que pensam fora da caixa conseguem solucionar grandes problemas e até mesmo crescer em um período de adversidade.
Converse com a nossa equipe para implementar as melhores ferramentas na educação corporativa dos seus colaboradores.
A Kaptiva oferece soluções híbridas e completas para Educação Corporativa.