Educar é um desafio. Nos últimos anos, especialmente, as formas de aprendizagem têm passado por uma veloz alteração de formatos e tendências, algo que nunca se vira antes. Isso ocorre porque a educação é um espelho direto da sociedade e, com a expansão do acesso à tecnologia, tudo está mais fluído e em constante evolução. Partindo desse princípio, foi natural o surgimento do mobile learning, a tecnologia móvel da educação.
A pandemia da COVID-19 desfez qualquer dúvida a respeito da aprendizagem on-line. O nicho de empresas que disponibilizam cursos digitais lucra com a migração de alunos da modalidade presencial para a on-line.
Além disso, estudantes parecem interessados nessa solução de ensino que tem uma transição menos brusca entre atividades. Facilmente, é possível programar a rotina de estudos dentro de um dia com muitas tarefas, uma vez que basta ter acesso à internet para acompanhar o curso.
E o mobile learning está completamente compatível a essas necessidades, tanto para o aprendizado pessoal como o corporativo. Acompanhe!
O que é o mobile learning?
Como dito antes, o mobile learning é um caminho natural para o aprendizado. Ele é criado exatamente para os dispositivos móveis e oferece as melhores práticas aplicadas por aplicativos de grande sucesso.
Passamos parte significativa do nosso dia com os olhos e atenções em smartphones e tablets e por que não também consumir conteúdo para se desenvolver profissionalmente? Essa é o objetivo do mobile learning para empresas.
Por que apostar neste formato de aprendizado?
A interação via dispositivos móveis modificou nossa forma de nos relacionar com o conteúdo e com as pessoas: a rapidez e autonomia se tornaram predicados na hora de escolher qual informação e aplicativo consumir.
O mobile learning surge exatamente para suprir essa necessidade quando tema é educação. Veja quais são as estratégias aplicadas a essa ferramenta:
- Os dispositivos móveis são responsáveis por momentos de distração no trabalho e na sala de aula. Oferecer conteúdo de aprendizado por eles é uma alternativa para levar os aparelhos para dentro desses ambientes e prender a atenção dos alunos e funcionários.
- Com isso, oferece flexibilidade. Desconstrua a ideia do curso linear com horário de início e fim. Opte por cursos que ofereçam a possibilidade do colaborador acessar quando achar mais adequado em qualquer momento do dia.
- Junto com a flexibilidade vem autonomia. A liberdade de escolher quando seguir com o curso é outra similaridade com os recursos oferecidos em demais app. Obviamente, a empresa pode estipular um prazo para finalização dele, mas estipule também a abertura para o colaborador organizar a execução das tarefas propostas.
- O curso ideal de mobile learning deve proporcionar interação individual do funcionário com a ferramenta e as tarefas. É fundamental que não seja uma experiência passiva, dessa forma, a expectativa fica muito similar às dos cursos tradicionais. E a interação pode ser diretamente entre ferramenta e aluno: seja na escolha das tarefas ou por qual das vertentes disponíveis seguir.
- E dê preferência à personalização: atividades e níveis de acordo com o desenvolvimento e capacidades do aluno. Assim, o colaborador dará ainda mais foco ao que for proposto ao verificar que está em uma experiência única.
- Mescle formatos: inicialmente, ou até como estratégia fixa, use o mobile learning para os momentos pré e pós curso. Oferecer outro formato para aprendizado nas horas de preparação e fixação de conteúdo podem fazer toda a diferença nos resultados.
De forma mais abrangente, o mobile learning tem uma nova proposta para a qualificação de profissionais, eliminando barreiras de tempo e de equipamento. Basta ter acesso à internet.
Vale ressaltar também que existe a possibilidade de oferecer os cursos no modo off-line: inclua na ferramenta a possibilidade de fazer o download do conteúdo. Um recurso a mais para facilitar o aprendizado de qualquer lugar.
Formatos de conteúdo no mobile learning
O objetivo de prender a atenção do colaborador está presente na construção dos formatos oferecidos em uma qualificação via mobile learning.
- Vídeos
Crie vídeos curtos, seguindo a ideia de pílulas de conteúdo. Gravações longas aumentam a chance de tédio e desinteresse dos colaboradores. Uma sugestão pode ser também o uso de lives com participação dos alunos.
- Redes sociais
Um novo mindset pode ser criar uma comunidade para troca de conteúdo e aprendizado. Da mesma forma que as redes sociais são um espaço para divulgar informações, por que não fomentar um ambiente virtual com conhecimentos gerados pelos insights dos seus colaboradores em um mobile learning?
- Gamificação
Utilize os gatilhos do jogos para criar uma gamificação corporativa. Inclua desafios, decisões e uma recompensa para garantir o interesse dos participantes.
Benefícios do mobile learning
Depois de entender melhor o funcionamento dessa ferramenta educacional e como aplicá-la, está na hora de conhecer os benefícios que pode gerar na sua empresa:
- Controle de resultados
Por ser realizado on-line, é possível acompanhar em tempo real o desempenho de cada colaborador. O que era muito mais difícil de mensurar nas formações do modelo tradicional. Além disso, ao visualizar essas informações em cada etapa, fica ainda mais simples avaliar quais são os déficits de forma individual e personalizar ainda mais cada curso.
- Facilidade de acesso
Pode acessar on-line e também off-line, se houver a possibilidade de fazer download do curso, e mais: acessível com qualidade em qualquer dispositivo móvel.
- Otimização de tempo
O curso pode ser feito em partes menores e de qualquer lugar, assim não é preciso parar toda a operação para realizar um treinamento.
- Engajamento
Por se assemelhar às estratégias dos aplicativos de serviços, o mobile learning aproxima os colaboradores do conteúdo ao oferecer flexibilidade, autonomia e interação.
Conclusão
A relação da sociedade com as mídias digitais mudou a forma com a qual nos conectamos com a informação de forma geral. Para preencher a lacuna na área de educação, o mobile learning apareceu como uma opção para espaços educacionais e corporativos.
O Mobile Learning pode ser utilizado como pílulas de conhecimento ou para compor uma estratégia de aprendizagem híbrida.
Para implantar esse novo formato de treinamento na sua empresa, fale a com a gente: temos um time de especialistas!