O aumento da importância dada para a educação corporativa atingiu todas as áreas e setores, das mais diversas indústrias. Os retornos destes cursos, treinamentos ou workshops disponibilizados pelas empresas para seus funcionários são comprovadamente positivos, de maneira geral.
Criando uma cultura de aprendizado e desenvolvimento nas organizações, de forma que as pessoas cresçam profissionalmente, a empresa tenha resultados melhores e seja mais eficiente.
Mesmo assim, ainda existem muitas empresas que não destinam uma parte de seus lucros para reinvestir em seus colaboradores, ou mesmo diretores que não acreditam no potencial impacto deste tipo de educação, fazendo que seja necessário que o setor de Recursos Humanos se desdobre de forma a convencê-los por meio de dados, indicadores e relatórios.
Uma das formas mais relevantes de se calcular este retorno, é através do cálculo do Retorno sobre o Investimento (do inglês, Return on Investment), ou simplificando, o ROI em treinamento corporativo.
Apesar de o método ser claro, muitas vezes não é tão simples realizar tal cálculo a partir de informações de cursos ou treinamentos disponibilizados. Com o advento do ensino à distância, isso ficou mais fácil e tal cálculo se mostra cada vez mais útil para demonstrar para os gestores da empresa os retornos a partir do valor financeiro investido.
No decorrer deste artigo explicaremos o que é o ROI, a importância de calculá-lo, como aplicá-lo de forma clara e os benefícios obtidos a partir dos investimentos em treinamentos, tudo isso na prática!
O que é ROI em treinamento corporativo?
Este conceito, muito utilizado em outras áreas com investimentos financeiros da empresa, como o marketing, pode ser aplicado também para o treinamento na sua empresa.
O return on investment (ROI) é uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência de um investimento ou comparar a eficiência de vários investimentos diferentes. Para calcular o ROI, o benefício (ou retorno) de um investimento é dividido pelo custo do investimento. O resultado é expresso como uma porcentagem ou proporção.
Importância de calcular o ROI
A educação nas empresas vem crescendo significativamente na última década, pois consequências positivas são geradas como aumentode produtividade, eficiência e eficácia dos funcionários, melhor ambiente de trabalho, desenvolvimento de novas habilidades e competências ao time.
Apesar de trazer todos estes benefícios, medir de forma prática não é fácil. Existem setores com mais facilidade, como as vendas, onde é possível comparar cruamente os números entre outros ciclos, porém em outros, é um processo que funciona como uma sequência de transbordamento positivo, com a eficiência de um setor afetando o outro, que recebeu informações mais claras, e conseguiu tomar uma decisão mais ágil e mais acertada, por exemplo.
O cálculo do ROI em treinamento pode ser o diferencial para a decisão de uma empresa investir nesse tão importante setor, uma vez que facilita ao RH como evidenciar os resultados positivos que esta cultura de aprimoramento permanente pode ter na empresa.
Como calcular o ROI em treinamento?
A fórmula do ROI é a mesma utilizada para todos os setores que utilizam desta métrica, ou seja:
ROI = (Resultado final – Custo)/Custo
Ou seja, você divide a diferença entre o valor levantado e o gasto para o treinamento e o divide pelo mesmo custo utilizado anteriormente. Vamos a um exemplo:
Um treinamento para a empresa inteira teve um custo de R$15.000,00 e o resultado mensal aumentou em R$45.000,00 após ele ter sido ministrado. O cálculo será:
ROI = (45000-15000)/15000 = 2
Isso mostra que para cada real gasto em treinamento e capacitação dos funcionários, houve um retorno de R$2 no resultado da empresa.
Como calcular os custos do treinamento?
Os custos envolvidos devem ser calculados de maneira fidedigna para que o ROI em treinamento seja o mais correto possível. Desta forma, devem ser considerados todos os itens envolvidos, caso o curso tenha sido presencial, local, hospedagem, locomoção, alimentação, valor/hora que os funcionários não estão trabalhando, facilitador, entre outros. Caso o ambiente tenha sido online, a plataforma LMS (Learning Management System), a produção dos vídeos, entre outros custos ocultos.
Como calcular o resultado?
Para realizar tal levantamento, primeiramente é necessário definir o que você considera como resultado. Pode ser utilizado o p financeiro final, ou mesmo um aumento na efetividade do setor envolvido no treinamento.
Quando as variáveis são mais subjetivas, como a capacidade de comunicação do funcionário, é possível pedir para o gerente definir uma nota entre 0 e 10 para cada um dos integrantes de sua equipe e que novamente os avalie após o final do curso, desta forma criando-se uma porcentagem de melhora, que pode ser aplicada sobre o salário do colaborador, como forma de resultado.
Neste ponto, não há limites para o que pode ser quantificado. Podemos falar a respeito de entregas de relatórios, conversão de clientes, capacidade de negociação com fornecedores, comunicação interna, tomada de decisões.
Todas elas podem ser transformadas em um valor financeiro para que o cálculo do ROI em treinamento seja realizado e utilizado como suporte para a decisão de investir, identificação de gargalos, necessidade de modificação nos cursos.
Neste artigo, identificamos a necessidade de manter uma cultura de aprendizagem contínua em sua empresa, sempre capacitando os colaboradores, de forma a aumentar a satisfação, melhorar os resultados da organização e diminuir o turnover.
Portanto, conhecer e utilizar o cálculo do ROI em treinamento funciona para auferir a eficiência dos treinamentos e para auxiliar na tomada de decisão. Quer saber mais? Então faça já o download do e-book Kirpatrick na Prática, com mais informações a respeito da metodologia de ROI e muito mais!