A tecnologia no RH chegou para ficar, trazendo mais praticidade ao dia a dia dos profissionais deste segmento e ajudando a simplificar e agilizar tanto os processos mais rotineiros quanto os mais complexos.
E neste conteúdo, vamos mostrar como as ferramentas tecnológicas podem contribuir com as atividades do departamento de recursos humanos, além de apresentar 6 soluções que vão fazer a diferença para os seus negócios.
Continue a leitura e saiba mais!
Como a tecnologia pode aprimorar os processos na sua empresa
Quando aplicados de forma estratégica, os recursos tecnológicos promovem uma verdadeira transformação no setor de RH, automatizando tarefas e trazendo modernidade às tarefas operacionais.
Essa mudança, pode trazer muitas outras vantagens para a empresa, como:
- Organização de documentos e informações relativas aos trabalhadores;
- Padronização e acompanhamento de processos;
- Agilidade na busca e seleção de novos talentos;
- Integração de ferramentas de controle de ponto e geração de folhas de pagamento;
- Redução de erros e retrabalhos;
- Economia de tempo e de custos;
- Realização de avaliações contínuas e mais eficazes.
Dessa forma, os profissionais de recursos humanos podem se dedicar ao que mais importa: as pessoas!
6 ferramentas essenciais para implantar a tecnologia no RH
Agora, vamos conhecer os recursos tecnológicos que vão ajudar a otimizar ainda mais as atividades do departamento de recursos humanos. Acompanhe!
1 – Sistema de gestão de pessoas
O principal ponto de destaque dos softwares de gestão é a possibilidade de reunir, em uma única plataforma, uma série de informações relevantes para o RH.
Ali, é possível armazenar os dados pessoais de cada colaborador, histórico de férias, bonificações, avaliações de desempenho e outros indicadores que auxiliam a empresa a conhecer melhor os seus funcionários e contribuem com a tomada de decisões.
2 – Crowdsourcing
Também conhecida como plataforma colaborativa, essa tecnologia tem o objetivo de promover o envolvimento dos profissionais em diferentes projetos corporativos.
Por meio de um software de crowdsourcing, os usuários podem elaborar propostas para a solução de problemas, trocar informações relevantes e desenvolver soluções inovadoras. É um excelente recurso que pode auxiliar tanto na descoberta de novos talentos nos processos de recrutamento, quanto no engajamento dos colaboradores.
3 – People Analytics
O People Analytics nada mais é que uma reunião das tecnologias de business intelligence (BI) e Big Data para mapear e organizar os dados dos candidatos e também dos profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários da empresa.
Com o apoio dessa ferramenta, é possível analisar um alto volume de informações e identificar padrões que podem ser utilizados no treinamento das equipes e na formação de novos líderes.
4 – Aplicativos
Além de facilitar o contato com outras pessoas e possibilitar o acesso a diferentes fontes de informação, os aplicativos também podem trazer agilidade e dinamismo aos processos de recrutamento e seleção.
Para os profissionais, basta baixar um app e realizar um cadastro para candidatar às vagas disponíveis e acompanhar as diferentes etapas do processo seletivo. Já para a empresa, a vantagem é que a ferramenta é programada para realizar a triagem dos currículos, selecionando os profissionais mais indicados a cada caso.
5 – Redes sociais corporativas
Uma vez que as redes sociais representam, hoje em dia, nossa principal forma de comunicação, apostar em uma ferramenta exclusiva pode ser um diferencial bastante interessante para as empresas.
Além de garantir a criação de uma solução personalizada de acordo com as necessidades da companhia, esse investimento tem o potencial de promover um bom engajamento com as equipes, fornecedores e clientes, agilizando processos, melhorando os feedbacks e aproximando os diferentes públicos.
6 – E-learning
As ferramentas de e-learning estão ganhando cada vez mais destaque ao oferecer um sistema de aprendizagem prático, dinâmico e altamente flexível.
Os profissionais podem acessar os conteúdos disponibilizados a qualquer momento e de qualquer dispositivo — computador, tablet ou smartphone —, gerando um maior índice de adesões e engajamento.
Na hora de escolher a melhor ferramenta para os seus negócios, a dica é levar em consideração as necessidades da sua empresa, bem como o perfil de negócio para garantir resultados cada vez melhores.
Se você gostou de conhecer as ferramentas que podem ajudar a implementar a tecnologia no RH e tem interesse em conferir mais conteúdos como este, aproveite para conhecer outros artigos do blog da Kaptiva!